1. Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes nesse trecho da obra.
Observamos no texto que as graduações do lápis e do papel utilizado pelo pintor consideram-se uma tecnologia material e o seu conhecimento sobre um lápis que o carpinteiro utiliza, não sendo de uma marca fina, é a tecnologia e cultura juntamente com o trabalho fazendo desenvolver a pintura. O conhecimento sobre o carvão considera-se também cultura. Haja vista que há uma integração entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura, quando Vincent Van Gogh sugere a utilização de alguns instrumentos os quais o mesmo tem conhecimento e domina para se obter uma pintura de qualidade, fornecendo sugestões até mesmo de alguns instrumentos que colaboram para isso. Obsevamos que Van Gogh não exalta somente a tecnologia material, mas sim o conhecimento (a ciência) e a cultura como base de aprimoramento e realização do trabalho que pode mudar a visão do mundo sobre pinturas com pena.
2. De que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo?
O texto pode ser trabalhado dentro da sala de aula com os alunos, destacando que o conhecimento e a tecnologia não se baseiam somente no material, mas sim em tudo aquilo que o ser humano conhece do mundo acerca de tal conteúdo. A cultura e o conhecimento que o aluno trás para dentro da sala de aula, deve ser considerado como tecnologia imaterial, ser reconhecida pelo professor dentro de um assunto específico trabalhado no seu componente curricular, com isso objetiva-se valorizar o conhecimento (ciência) e a cultura como tecnologia para o trabalho.
Sugere-se que na práxis pedagógica utilizemos o conhecimento imaterial sobre o material e valoriza-se a cultura de cada indivíduo com a finalidade de produzir novos conhecimentos.