O Projeto Político-Pedagógico de nossa Escola foi construído de maneira coletiva e democrática, levando em conta todos os segmentos que compõem a comunidade escolar. A primeira versão foi elaborada por volta do ano 2000 e construída em etapas, sendo que essas etapas foram direcionadas pela Secretaria Estadual de Educação nos espaços destinados à Formação Continuada dos Professores e Reuniões Pedagógicas daqueles anos. Nessa época a Escola contava apenas com o Ensino Fundamental.
A primeira etapa de elaboração envolveu a definição dos marcos situacional, conceitual e operacional. Também envolveu o processo de identificação da história da Escola e seus objetivos gerais e específicos.
A segunda etapa de elaboração, no ano seguinte, envolveu, então, a definição da proposta curricular para cada uma das disciplinas. Os professores da mesma disciplina se reuniram e construíram a proposta curricular contendo os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, os conteúdos de acordo com as respectivas séries, a metodologia e a forma de avaliação utilizada pela disciplina.
No decorrer desse processo foram realizadas várias discussões e o próprio PPP passou por várias alterações até chegar à sua versão atual, definida em 2011. Uma das maiores alterações se deu quando a Escola implementou o Ensino Médio. Todas as vezes em que se reconstruiu o PPP, todos os segmentos da Escola participaram e contribuíram de maneira significativa.
Falando em PPP e construção democrática da gestão escolar e analisando o ambiente de sala de aula, nosso PPP afirma que “é importante que a Escola propicie situações ao professor que lhe permita aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente”. O desejo de todo professor é atingir seu aluno de forma que ele possa desenvolver, além do aprendizado dos conteúdos, seu senso crítico e sua postura como cidadão consciente.
Embora vejamos atualmente, cada vez mais serem relatados casos de violência nas escolas, envolvendo alunos entre si ou alunos e professores, acreditamos que a maioria dos professores procura estabelecer uma relação de harmonia e sintonia com seus alunos. Infelizmente, nem sempre a Escola ou a comunidade escolar consegue resolver de imediato ou totalmente os problemas que atingem a Escola e são decorrentes de problemas maiores que atingem a nossa sociedade.
O diálogo é a chave para esse equilíbrio entre todos os segmentos da escola e, principalmente, para a construção de um relacionamento harmonioso e saudável dos alunos entre si, dos professores e funcionários entre si e entre professores, funcionários e alunos, principalmente.
Embora pertençamos a uma sociedade capitalista e competitiva, com base nas ações e resultados que cada um vai obter, a Escola espera formar alunos que venham a construir uma sociedade mais justa, igualitária, integradora e reflexiva. Alunos que, acima de tudo, não pensem somente em seu bem estar, mas no bem estar do grupo ao qual fazem parte.
Como professores, acreditamos que o conhecimento tem esse poder de transformação nas pessoas. Encontramos dificuldades e barreiras sim, muitas vezes impostas pela própria Escola, família ou sociedade, mas esperamos sempre construir alternativas de superação da realidade.
PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL SÃO BRAZ - CURITIBA - PARANÁ
DIRCE KUHNEN, ELIZABETH MARIA MALHEIROS, MARGARETE VIRGINIA GONÇALVES,
MARIA DOMINGOS PEREIRA VENTURA, NÁDIA CIBELE VIDAL, PATRÍCIA GOGOLA BOMGIORNO E SANDRA REGINA BERNARDES DE OLIVEIRA ROSA