COLÉGIO ESTADUAL ALEXANDRA - ENSINO MÉDIO - PARANAGUÁ/PR
ORIENTADORA: Gleicykelly da Silva de Santana Matozo
GRUPO DE TRABALHO: Evelyn Oliveira dos Santos, Hermes Goldenstein, Ionara Alves Salgado, Josias dos Santos Ventura, Liliana Andreoli, Marco Antonio Oliveira dos Santos, Rafael Magno de Paula Costa, Raquel Alves.
ATIVIDADE I - ETAPA II - CADERNO I
A diversidade e a pluralidade ainda permanecem um desafio no espaço escolar, pois ensinar e aprender a conviver com as diferenças permanece como base essencial para a construção da sociedade democrática. Nesse sentido, o trabalho pedagógico escolar deve ser organizado com base nos pilares da sociedade democrática, principalmente concernente ao respeito às diversidades, promovendo a convivência dos sujeitos inseridos nessa realidade. Essa convivência deve ser concretizada na prática e não apenas documentada pela força da lei. Esse é o primeiro e o principal desafio. A pluralidade e a diversidade devem ser a mola propulsora da organização do trabalho pedagógico, pois uma escola que não pontua essas questões caminha para a homogeneização, cristalização e padronização do sujeito, moldado e subordinado a serivço de uma determinada opinião. Tal perspectiva promove, assim, o triunfo de determinada ideologia em detrimento de outras possibilidades de construção social. Acreditamos que ao elencar os elementos necessários para refletirmos e reconfigurarmos o PPP da escola em consenso com o Conselho Escolar contribuiremos para a realização de uma escola mais acessível a todos e, consequentemente, mais democrática.