O ensino médio ao longo da história passou por diversas transformações. Durante o período do império coube às províncias promover e regulamentá-lo. Criou-se, então, na corte do Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II com o propósito de formar as elites nacionais. Após a proclamação da República continuou a apresentar grande relevância na configuração dos estudos secundários.
Desde o princípio da história do Ensino Médio no Brasil , observa-se que sempre existiu dois sistemas paralelos um para o "povo" e outro para as classes sociais superiores.
Segunda década do século XXI, observa-se que pouca coisa mudou, pois as escolas públicas de ensino médio brasileiro ainda carecem de vários recursos para fazer valer um ensino médio de qualidade para a camada menos favorecida da população. Muitos dos jovens dessas escolas iniciam seus estudos, porém não conseguem conclui-los por não conseguir conciliar o trabalho e o estudo, e, como precisam sobreviver, optam por trabalhar, esvaziando, assim, as salas de aula. Outros, abandonam a escola por achá-la desinteressante, haja vista, que pouca coisa mudou, desde o seu início.
Para as próximas décadas é necessário se pensar em um ensino médio que insira o jovem no mercado de trabalho e que sobrevivência e educação caminhem em prol de um cidadão com formação humana integral.