O currículo para o Ensino Médio- caderno 3

COLÉGIO ESTADUAL CASTRO ALVES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO- ENÉAS MARQUES
Professora orientadora: Daniella Renata Parzianello Balotin
Professores cursistas:  Angela Cataneo, Angelita dos Santos, Cassiane dos Santos, Charlene Meurer, Edson Flores, Elizangela Marcos, Evanize Buss Gesser, Marlene Herculano Silveira, Thais Schmitz e Vilma Berlato

O currículo não é estático, pelo contrário ele foi e continua sendo construído.
A organização do currículo deve viabilizar uma maior interdisciplinaridade, contextualizando e assegurando a livre comunicação  entre as várias áreas do conhecimento.
Nesta perspectiva, o educador deve buscar através do conhecimento cientifico formas de adaptação e flexibilização, com o intuito de abordar as reais necessidades dos estudantes, e desta forma dar o devido significado a este ensino sistematizado.
Ambos os documentos, DCNEM e DCEs, consideram as dimensões do trabalho e da pesquisa fundamentais no processo de formação do educando.
As Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares do Paraná, se aproximam quanto aos pressupostos da integração, pois no Paraná, tem-se valorizado o diálogo interdisciplinar e as Diretrizes Nacionais buscam também uma integração, porém em dimensões (cultura, ciência, tecnologia e trabalho).
Porém, existem distinções quanto à organização curricular e ao conceito, que nas Diretrizes do Paraná, leva-se em consideração as disciplinas e os conteúdos estruturantes, enquanto que as Diretrizes Nacionais valorizam as áreas de conhecimento e os saberes fundamentais.
Propomos então, um diálogo entre as áreas de conhecimento com o objetivo de reordenarmos os saberes fundamentais/essenciais, buscando uma formação integral da identidade e autonomia intelectual do estudante.