O CURRÍCULO E O ENSINO MÉDIO

O Currículo e o Ensino Médio

 

         Todas as finalidades da educação básica listadas no caderno III são de conhecimento do corpo docente e também são praticadas no âmbito escolar, mas, é necessário sistematizá-las, principalmente no que se diz respeito em fazer com que os alunos consigam: construir sua autonomia e exercitar seu pensamento crítico.  É necessário pensar menos em conteúdo e mais em estimulá-los a construir um projeto de vida efetivo.
         Cada área, cada disciplina e toda a experiência vivenciada pelos alunos dentro e fora dos muros da escola colaboram com toda a sua formação ao longo de sua história de vida, como ser humano crítico e pensante, e com certeza, nós, professores, somos a grande fonte de contribuição para que isto ocorra.
         No dia a dia, a nossa presença, os nossos exemplos e os nossos ensinamentos afetam substancialmente no desenvolvimento individual de cada aluno, no que se refere a sua autonomia intelectual e moral.
Em sala de aula conseguimos propiciar o desenvolvimento intelectual, social e emocional, por meio de textos norteadores para que os mesmos consigam pensar sua história, seu convívio social e pensar na construção do ser integral com autonomia intelectual e também moral.
         E por meio de situações problemas é possível fazer com que tenham capacidade de comunicação nas várias linguagens, tanto individual quanto grupal, que somente a escola consegue propiciar.
Pode-se também incentivar o gosto pela aprendizagem por meio de pesquisas, curiosidades e uso diário pelo que se aprende em sala de aula, mostrando aos mesmos que o que se aprende se usa pela vida inteira e é desta forma que se construirá um pensamento crítico.
         E não há melhor espaço do que a escola para favorecer a sociabilização destes jovens, em que possam produzir sua identidade e se sentir como sujeito integral nesta sociedade atual.