O currículo e o ensino médio

Colégio Estadual Olivo Fracaro-EFM
Hoje, 09 de setembro de 2014

   O trabalho do professor em sala de aula pode ganhar proporções inimagináveis, as relações com o mundo do trabalho já existem para muitos que buscam o mercado do trabalho ainda no ensino médio, para muitos a busca do trabalho é uma questão cultural e isso não significa que esgote a natureza do educando e sim exige a estruturação pessoal em outras dimensões, sejam elas: direitos, linguagens, política, ciência, tecnologia. O crescimento dos alunos nas escolas depende de atividades onde os mesmos podem realizar, na prática, tarefas associadas ao conteúdo que estão aprendendo assim o currículo ensinado ao aluno passa a ter mais importância resolvendo problemas reais.
   A matemática mantém relações facilmente com o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, sua constituição histórica e mediadora nos garante essas relações, o ensino e a aprendizagem matemática deve acontecer numa perspectiva de contextualização com o nosso  dia a dia.
   O desenvolvimento da autonomia intelectual e moral dos nossos alunos está associado a aula que damos e muitas vezes não vemos, considerando para esse ponto desde a postura profissional até a clareza do que é cobrado, para além sendo também o reconhecimento do conhecimento prévio dos estudantes, organização dos conteúdos do currículo em torno das vivências dos educandos; o professor promovendo a comunicação da matemática com o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, levando a reflexões sobre a natureza da matemática com a sociedade atual.