O currículo e a formação integral.

         COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO, CAMPO BONITO, PARANÁ.

         A contextualização dos conteúdos básicos em cada disciplina que ocorre na sala de aula, propicia a autonomia intelectual e moral, ocorrendo em momentos direcionados pelo professor na apresentação do conteúdo curricular e ou a partir do conhecimento prévio do aluno, conduzindo ao conhecimento sistematizado, científico, cultural, tecnológico, historicamente acumulado. Visando auxiliar através de discussão dos temas que permeiam as atividades pedagógicas desenvolvidas superando lacunas e ampliando as possibilidades de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
          Assim sendo, compreender a sua posição situacional na sociedade que pertence, podendo agir criticamente no seu cotidiano de maneira autônoma. 

           Discutir no coletivo a importância da interdisciplinaridade, organizar um tempo para analisar e montar um planejamento que aproxime os conteúdos afins. Favorecendo a compreensão do educando, o aprendizado, acalcando o objetivo esperado: o conhecimento de maneira integrada e contextualizada, consciente que a proposta não é nova, mas que precisa ser efetivada, para uma melhora na qualidade da educação. Além de melhorias em questões práticas, como, salas ambiente, armários para livros didátiCOS...