O Currículo do Ensino Médio seus sujeitos e o desafio da formação humana integral - Colégio Estadual do Campo Alberto Santos Dumont - Ramilândia

As Diretrizes Curriculares Nacionais possuem como eixo de integração do Currículo do Ensino Médio as dimensões do Trabalho, da Ciência, da Tecnologia e da Cultura, que se constituem como essenciais à formação humana e para a oferta de um Ensino Médio de qualidade Social. Essas dimensões não podem ser trabalhadas ou mesmo entendidas de forma dissociada, fragmentada, mas sim inter-relacionadas.
Contudo, é preciso romper as barreiras e superar o caráter enciclopédico (centrado no acúmulo de informações e no aprendizado mecânico), dualista, fragmentado e hierarquizante do currículo do ensino Médio. Por isso, é importante pensar numa organização curricular que favoreça a atribuição de um sentido pleno às experiências vividas no espaço da escola, no intuito de uma formação humana integrada para a compreensão do mundo do trabalho. Logo, não se pode esquecer das diferentes juventudes que frequentam o Ensino Médio, com suas necessidades, suas identidades e culturas. Dessa forma, há a intenção de libertar e emancipar os sujeitos. Com essa perspectiva o sentido da educação se torna grandiosa na vida do indivíduo é grande a responsabilidade da educação porque preparar um sujeito para enfrentar mudanças contemporâneas no mundo do trabalho a influência das mudanças culturais que basicamente norteiam os seus próprios acontecimentos históricos.
A Diretriz Curricular Estadual propõe que a escola deve orientar sua organização e seleção Curricular para possibilitar aprendizagens específicas, respeitando-se o acúmulo dos conhecimentos sistematizados, com vistas à transformação social e a emancipação dos sujeitos pela via da educação formal pública. Portanto, defende a interdisciplinaridade como fator de conexões e aproximações entre os conhecimentos das diferentes áreas.
Assim, no Estado do Paraná o Currículo é disciplinar, pressupõe diálogo (interdisciplinar) e com o conceito de conteúdos estruturantes. Em âmbito nacional ele está organizado por área de conhecimento, pelos eixos integradores da Cultura, Ciência, Trabalho e Tecnologia e denomina-se por saberes fundamentais e componentes curriculares.
Portanto, sugerimos que de forma interdisciplinar a linguagem escrita deve ser um dos eixos norteadores de todo o Currículo da Educação Básica no Estado do Paraná,  pressupondo a melhoria da qualidade de ensino.