Reflexão e ação 1
As relações se estabelecem diretamente, pois o conhecimento trabalhado em sala de aula se inter-relaciona no sentido que todos se relacionam direta e indiretamente. Exemplos: Ao trabalhar conteúdos ligados à Filosofia e Sociologia tenho de contextualizá-los no tempo e espaço articulando com o trabalho, bem como, o papel da ciência, que instrumentos tecnológicos eram utilizados e que conceito de cultura eles estão inseridos.
Pois a sala de aula é um microcosmo que envolve sentimentos e emoções que necessitam nortear o conceito de trabalho, ciência, tecnologia e cultura, somente com eles há como propor mudanças significativas visando uma humanização e ampliação das esferas de entendimento crítico sobre cada área do conhecimento, do trabalho e as relações que estabelecem entre dominação e emancipação da ciência, como a busca constante do entendimento da realidade física, da tecnologia como instrumento de criar espaços e a cultura como possibilidades de mudanças de comportamento e atitudes, sempre defendendo a ideia que somos todos diversos e únicos. Aprimorar a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento com a realidade do educando.
Reflexão e Ação 2
As questões que provocaram reflexões no grupo estão contidas no capítulo 1 do documento Resolução CNE/CEB nº 02/2012 para as Diretrizes Curriculares Nacionais que trata da organização curricular, pois houve o entendimento de que há falta de clareza na exposição das temáticas.
Uma segunda questão está contida no capítulo 2 que trata da forma de oferta e organização quando propõe diferentes formas de organização do trabalho pedagógico para o ensino médio diurno e noturno. Na resolução consta um ensino médio diurno com um mínimo de 7 horas diárias de efetivo trabalho e o noturno podendo ser adequado às condições e realidade dos alunos trabalhadores, com possibilidade de expansão de tempo para mais de três anos.
Entendemos que esta diferenciação de tempo poderá acarretar num direcionamento do alunado para apenas um período de ensino curricular o que poderá ser prejudicial a organização do sistema próprio da realidade de cada instituição escolar.
Reflexão e Ação 3
A escola tem uma responsabilidade muito grande no desenvolvimento do educando, e todo o ambiente escolar deve estar organizado de modo a favorecer esse desenvolver.
Neste desenvolvimento estão incluídos aspectos relativos ao conhecimento das matérias escolares, mas também aspectos práticos para que o educando possa também participar ativamente de sua transformação, como direitos e deveres para que possa atuar como cidadão na sociedade.
A escola deve fornecer os meios para que o aluno possa progredir no trabalho lembrando, que o mais importante não é o treinamento do aluno para o exercício de uma profissão, mas criar condições que favoreçam o desenvolvimento da compreensão e do espírito crítico em relação ao mundo do trabalho.
É preciso que haja uma efetiva articulação entre os níveis de ensino, para que o aluno possa progredir do ensino fundamental para o médio.
Mas muitas vezes isso não acontece, por falta de condições financeiras e vontade política. E ainda tem o fator formação docente, que interfere muito neste aspecto, pois muitos profissionais não estão preparados para garantir esse desenvolvimento do aluno. Por exemplo, quando se trata de inclusão, recaímos em um grande problema, pois estamos recebendo em nossas escolas alunos inclusos, mas não fomos preparados para essa realidade, e os resultados estão sendo cobrados. Outro fator que dificulta o desenvolvimento completo e sadio de nossos alunos é a ausência da família na escola, pois nossos adolescentes necessitam de atenção e de limites, que são dever da família, mas estão chegando à escola sem nada disso, e nós estamos tendo que além de transmitir o conhecimento científico, que educar nossos alunos.
Contudo, fazemos o que podemos e muitas vezes até o que não podemos para realizar nosso trabalho. Em minha disciplina (Filosofia), trabalho o conteúdo de política, e para fixar ainda mais o que e política e a importância de entender o que é a democracia, levo os alunos para acompanhar uma sessão da Câmara de Vereadores do município, pois vivenciam o conteúdo e tem uma verdadeira aula de democracia (Ensino Médio).
Já na disciplina de História quando trabalho o conteúdo da Revolução Francesa, estudamos em paralelo, a Constituição, o Código Civil, de Trânsito, do Consumidor, para que assim entendam o que é a Igualdade, liberdade e Fraternidade, nos dias atuais, que compreendam seus direitos e deveres e se tornem atuantes na sociedade na qual estão inclusos.
Reflexão e Ação 4
Ao dialogarmos com professores e alunos percebemos que tanto o currículo vivido como o proposto nos documentos atende em parte as necessidades apresentadas pelos alunos, pois os jovens criam expectativas e questionam as possibilidades de inserção no mundo do trabalho e em relação ao papel da escola nos seus projetos de vida, embora a escola sozinha não consiga resolver as desigualdades sociais.
Eles buscam tornar-se atuantes e profissionais, o que exige da educação pública um currículo mais flexível. No entanto, existem outros problemas sociais e políticas públicas omissas que não contribuem para a solução do problema.
Entretanto, é bom lembrar, que ainda podemos refazer nossas propostas, ou no mínimo revê-las, para atender as dimensões da tecnologia, ciência, trabalho e cultura permeados em todas as disciplinas, tais como:
- A leitura e interpretação com diferentes fontes;
- Resolução de problemas;
- Pesquisa científica orientada;