Pressupostos e fundamentos para um ensino médio de qualidade social: sujeitos do ensino médio e formação humana integral
A partir da leitura do Caderno III, relembramos o histórico da educação brasileira, em especial do Ensino Médio, essa discussão nos proporcionou a análise dos perigos do currículo do Ensino Médio tecnicista. De acordo com o primeiro capítulo, o que devemos buscar efetivamente em nossa escola, é uma ruptura com as antigas práticas curriculares que serviam como base para a educação no Brasil do século XX, onde o currículo era definido como um instrumento legal, a fim de garantir uma eficiente manutenção dos interesses das classes dominantes, seja no contexto do ensino pragmático, prático e enciclopédico que visava o encaminhamento direto para o Ensino Superior, ou fosse ao tradicional ensino técnico-profissionalizante, cuja única e específica finalidade era a formação de mão de obra preparada para atender as demandas das elites condutoras da ordem social, gerando assim, um cidadão especializado em determinada área, porém totalmente alienada de qualquer realidade social, política ou econômica que orbita a sua volta, um empregado obediente, que trabalha feito um robozinho, e incapaz de realizar sequer uma leitura do contexto em está inserido.
Sendo assim, a proposta de ruptura, consiste na elaboração de um currículo capaz de provocar a formação de um cidadão capacitado teórica e cientificamente e humanamente emancipado e libertado, capaz de realizar uma leitura independente, consciente e imparcial do contexto social, político, econômico e cultural do meio em que vive, e em condições de competir em iguais condições no concorrido, seletivo e atual mercado de trabalho. Tratando-se do currículo propriamente dito, o ideal, de acordo com o texto, deve em sua idealização levar em consideração todo o meio que cerca os mais distintos cidadãos e a escola que os mesmos estão inseridos, devem ser observadas suas particularidades culturais, sociais, econômicas, raciais e principalmente políticas, uma vez que o currículo é reflexo das relações de poder da sociedade.
E para embasar um currículo capaz de atender as diferentes juventudes e necessidades, nos é proposto à articulação em relação a quatro temas referenciais, a Cultura, o Trabalho, a Ciência e a Tecnologia, devendo os mesmos, serem utilizados de maneira integrada e interdisciplinar a fim de realizar um eixo comum de conhecimento. Sobre a questão “das relações entre o que é ensinado para os nossos alunos e o mundo do trabalho, ciência, tecnologia e cultura”, os professores presente em sua totalidade disseram preocupar-se em abordar os temas e/ou conteúdos em suas aulas, de maneira a contemplar a integração das referências temáticas em forma de eixo, e com uma intenção da busca pela interdisciplinaridade, mas, é consenso a ideia de que ainda existem vários elementos práticos e teóricos há ainda serem estudados, compreendidos e aplicados na prática da sala de aula.
COLÉGIO ESTADUAL NIRLEI MEDEIROS
COORDENADORA: CLAUCIA FONSECA
Cursistas: APARECIDA JOSIANE PEREIRA, ELENICE APARECIDA BLOOT, ELIANE PRINCIVAL, JEAN FÁBIO DOS SANTOS, MICHELE SANABE E SERGIO LEAL