O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral

Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio
Caderno III: O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral

Atividade Coletiva: Reflexão e Ação- página 17
Data: 11/10/2014
Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”
GER2014 – T117
Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza
Cursistas:
Eric Allen Bueno
Márcia Francisco de Paula
Nicolas Martins de Freitas
Rosely Caetano
Sandra Luiza Souza Leal de Siqueira
Vivaldo Gomes Júnior

         Após a leitura do caderno 3, análise e debate de alguns pontos das diretrizes, observou-se que há relações sim do trabalho docente no que se refere à ciência e à cultura, uma vez que cada disciplina utiliza-se da linguagem técnica e própria da área; porém o trabalho e a tecnologia são pontos quje realmente não ocupam espaço no currículo tornando-se fragmentário e falho, não atendendo a formação humana integral.
        Entre as disciplinas deve-se estabelecer uma divisão nacional em áreas humanas e exatas. Temos que estabelecer uma relação prática entre teoria e a vivência do dia a dia desses educandos oferecendo assim uma real formação integral que garanta as seguintes ações:
- Visitas a Unidades de Conservação Ambiental.
- Visitas a usinas termoelétricas e hidrelétricas e fábricas de grande porte da área têxtil e agronegócios.
- Idas a museus, parques, teatros, cinema e recitais de música desde clássica a regional.
- Participação de alunos em feiras de ciência , tecnologia e inovação para concorrer a prêmios, assim irão adquirir experiência.
- Estabelecer parcerias com a educação especial, promovendo estágios em APAES, CAPES e Casas de Repouso, desenvolvendo no aluno a socialização.
- Oferecer aos alunos a oportunidade de participarem das conferências voltadas para a educação básica, especial, da criança e adolescente garantindo uma ação prática na reestruturação do currículo, das PPC 's estaduais e DCNEM nacionais.
- Idas desses alunos em feiras literárias, publicação de poemas e livros feitos por eles.
- Estabelecer parcerias com multinacionais para a questão da empregabilidade para estes jovens de segundo e terceiro ano do Ensino Médio, oportunizando assim a possibilidade de um futuro melhor para esses educandos.
- Com essas atitudes poderemos reorganizar a prática docente tentando promover uma união dos currículos estadual e nacional, estabelecendo assim uma base nacional única.