O currículo do Ensino Médio, Seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral.

Diário III

O Currículo do Ensino Médio, Seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral
O currículo básico do ensino médio está sustentado pela finalidade de uma formação humana integral, deste modo pensamos adequar, definir, uma organização pedagógica de ensino as diferentes juventudes que o frequentam, suas identidades, culturas e necessidades. Para as distintas formas de se viver a juventude, saberes e práticas, o eixo integrador do ensino médio elegem as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular e formação humana, tais dimensões não podem ser entendidas ou trabalhadas de forma fragmentada e sim inter-relacionada. Estas então possibilitam á escola ‘o diálogo permanente com a compreensão de que estes campos se produzem independentemente da sociedade, e possuem a marca da sua condição histórico cultural’(BRASIL, 2011, p. 20).
Planejar implica o envolvimento de todos os elementos envolvidos no processo alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores os quais devem priorizar a busca entre o planejar e o realizar, que deve estar inserida na realidade concreta e voltada as finalidades da educação básica definidas no projeto coletivo da escola, torna-se assim problematizar o modo como as relações de poder e dominação presentes na sociedade vão sendo institucionalizadas no interior da escola. Para isto identificam-se as dimensões de currículo prescritivo o qual explicita as intenções, conteúdos e itinerários formativos; o real o que adquire materialidade por meio de práticas vivenciadas nas salas de aula e o oculto nos quais trocam ideias e valores, então todo educador deve ter em mente que a escola é um local destinado á socialização e produção de conhecimento, diálogo com os conhecimentos populares e de saberes cotidianos em se limitar a eles.
Na reelaboração a concepção de educação e da formação humana o educador deve repensar e atribuir sentido e significado a sua ação educativa, compreendendo então a relação dissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura objetivo central da organização curricular sem esquecer que por meio do trabalho e que se pode compreender o processo histórico de produção científica e tecnológica, bem como as transformações das condições naturais de vida e ampliação das capacidades, potencialidades e sentidos humanos.
O papel do educador no processo curricular é fundamental, respeitadas as diretrizes curriculares nacionais e as normas de sistema de ensino, tem a capacidade de organizar o currículo, desenvolver atividades, visando atender as necessidades e características sociais, culturais, econômicas e intelectuais dos estudantes, demonstrando assim que os conteúdos não estão prontos a serem transmitidos e sim que são uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidos em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicos. Objetivando as práticas curriculares e pedagógicas levarem a formação integral do educando, necessários á intervenção consciente na realidade, para isso é necessário um currículo plural e inclusivo, que abra espaço para que diferentes etnias, gêneros, faixas etárias e necessidades de aprendizagem sejam contempladas.

Fonte:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores do Ensino Médio, etapaI, caderno III: O Currículo do Ensino Médio, Seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral/Ministerio da Educação Básica. Curitiba: UFPR, 2013.
Comunidades: Pacto Nacional pelo Ensino Médio no Paraná