O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral
As reflexões sobre as práticas e as relações das práticas com a teoria do currículo propostas pelo Caderno III, apresentam pontos que nos levam a pensar no que seria o Ensino Médio de qualidade, como é a organização pedagógica curricular e o lugar que ocupam o conhecimento e o conhecimento escolar, bem como a articulação entre o conhecimento e as dimensões da formação humana, a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia presentes na DCNEM e a organização do tempo, do espaço, dos saberes para o diálogo entre as disciplinas e áreas do conhecimento e entre os alunos e professores.
Considerando que ao longo da história o Ensino Médio teve finalidade ora acadêmica, ora técnica a organização curricular se instituiu pela fragmentação do conhecimento em disciplinas, valorizando umas áreas em detrimento a outras com saberes dissociados da realidade. Diante disso, o desafio é pensar a formação humana em sua plenitude, pensar a organização curricular do Ensino Médio considerando as diferentes juventudes, identidades, culturas, necessidades e as transformações históricas e sociais. A proposta é que toda atividade curricular se organize de modo a promover a compreensão do mundo do trabalho, da cultura e das inter-relações entre a ciência e a tecnologia.
A ação de planejar implica a participação de todos os envolvidos no processo, priorizando a unidade entre o planejado e a ação. O planejamento escolar deve partir da realidade concreta e estar voltado para atingir as finalidades da educação básica definidas no projeto da escola. Sendo o currículo a seleção dos conhecimentos e das práticas sociais historicamente acumulados com base na formação humana, podemos situá-lo como o modo em que a escola se organiza, se apropria da cultura, faz representações dela e produz práticas com vistas à ação educativa. O currículo é então, a expressão da prática e da função social da escola. Ajuda a compreender o que, como, e por que fazemos de uma forma ou outra, assim podemos planejar as ações, os caminhos e prever pontos de chegada realizando as intervenções necessárias.
Ao pensar o currículo para o Ensino Médio observando as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia é preciso considerar a necessidade de uma concepção orientadora, bem como refletir a prática e reconstruir a relação do fazer pedagógico a partir de uma concepção de educação mais ampla. Reconhecer os sujeitos concretos com sua história e realidades, no período de formação física, intelectual, psíquica, social e cultural - período de transição e respeitar a diversidade dos sujeitos, são condições para assegurar uma educação de qualidade com conhecimentos e saberes científicos, éticos e estéticos respeitando os alunos que frequentam, suas expectativas, seus desejos, suas necessidades, suas características sociais, culturais, econômicas e intelectuais.
Nesta perspectiva, compreender que trabalho, ciência, tecnologia e cultura são indissociaveis, pois é pelo trabalho, princípio educativo, que se entende o processo de produção científica e tecnológica, bem como as tansformações culturais. A produção de conhecimentos ocorre nas relações humanas entre si e com a natureza, os mais relevantes são selecionados e organizados para serem ensinados e aprendidos. Definir áreas e disciplinas, conhecimentos/conteúdos, metodologias, atividades integradoras, processos avaliativos respeitando as multiplas dimensões intelectual, afetiva, social, corpórea com intuito do desenvolvimento humano em sua plenitude - autonomia intelectual e moral (finalidade do projeto educativo voltado para a formação humana integral). Assim a contrução do currículo é uma seleção de conhecimentos e práticas produzidos em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas que precisam estar voltados para a ampliação de conhecimentos em sua totalidade e previstos no Projeto Político Pedagógico da escola.
Fonte:
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Formação de Professores do Ensino Médio. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa I. Caderno III. Curitiba, 2013.