PACTO PARA O FORTALECIMENTO PARA O ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual Presidente Vargas
Pinhal de São Bento – pr.
Orientadora: Rosangela França Barcki
Formação de Professores do Ensino Médio
SÍNTESE DO CADERNO lll
O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral.
Neste Terceiro Encontro foi orientado pela coordenadora do PACTO, que todos os professores devem tomar ciência das DCNEM que propõe que toda a atividade curricular do ensino médio se organize a partir de um eixo comum – trabalho, ciência, tecnologia e cultura – e que se integre, a partir desse eixo, à totalidade dos componentes curriculares. É possível reconhecer nessa orientação a possibilidade de o currículo ser capaz de atribuírem novos sentidos à escola, de dinamizar as experiências oferecidas aos jovens alunos e de resinificar os saberes e experiências com os quais se interage nas escolas.
As novas DCNEM indicam a necessidade de que se realize uma profunda discussão na escola a partir dos fundamentos propostos para o ensino médio e que se discuta de qual modo tais pressupostos dialogam ou poderiam dialogar com o projeto pedagógico e com as práticas curriculares da escola. E isso parece ter pelo menos duas implicações mais imediatas: o conhecimento, por parte dos educadores, dos fundamentos teóricos - metodológicos propostos pelas Diretrizes do Ensino Médio; e que tais fundamentos trabalhem de forma integrada. O Parecer CNE/CEB 05/2011 que estabelece as DCNEM nos coloca diante da necessidade de buscar outras formas de organização do currículo, tendo em vista a ressignificação dos saberes e práticas escolares.
O vídeo assistido trousse informações relevantes aos professores, afim alertar ao professor que existe o parecer CNE/CEB 05/2011 e a Resolução CNE/CEB 02/2012), que elegem as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Conforme essas Diretrizes, as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia inserem o contexto escolar no diálogo permanente com os sujeitos e com suas necessidades em termos de formação, sobretudo pelo fato de que tais dimensões não se produzem independentemente da sociedade e dos indivíduos. Compreendidos dessa forma, trabalho, ciência, cultura e tecnologia se instituem como um eixo a partir do qual se pode atribuir sentido a cada componente curricular e a partir do qual se pode conferir significado a cada conceito, a cada teoria, a cada idéia.
Comentou-se neste encontro que as DCES de 2008, vêm para nortear as ações de que se pensa na construção humana, como se da o conhecimento. É um momento de se repensar na Escola como um todo e para isso temos um Marco muito importante na escola que é o PPP-(Projeto Político, Pedagógico) onde identificamos quem são os sujeitos da escola, onde contemplamos o Idoso, Direitos Humanos, trabalhando juntos no coletivo da comunidade Escolar, é um momento em que juntos a escola, comunidade terá autonomia na construção de seu próprio Currículo em Planejar, Articular, Pensar e organizar, desta forma contribuir no processo de Formação na escola.
Fomos orientados que devemos fazer uma ótima leitura das DCNES, para então na PPC Reformular o Currículo Escolar. Onde nas DCNES os Conteúdos Básicos apresentados desdobram-se nos específicos, e a função da escola é de procurar saber pra que e para quem, porque, quando isto é aplicado prevalecendo com tudo à concepção de homem, concepção de avaliação e seus objetivos. Diante do desafio de pensar o currículo
Do ensino médio cabe, portanto, a indagação: para que, exatamente, devemos nos voltar quando nos envolvemos com a ação de ajudar a formar outro ser humano? Uma das respostas a essa pergunta tem a ver com a intenção de formar no outro aquilo que nós mesmos somos, mas de tal modo que esse outro seja um pouco de nós e, ao mesmo tempo, diferente de nós. Dito de outro modo, ou a educação escolar se destina à formação para a autonomia ou ela não é capaz de ultrapassar a mera adaptação dos indivíduos à sociedade. Autonomia intelectual e moral instituem-se, assim, como a grande finalidade do projeto educativo voltado para a formação humana integral.
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, que a partir delas, é possível traçar um novo caminho para esta etapa da educação básica, um caminho que, ao levar a uma formação que não dissocia a cultura da ciência e do trabalho. E possibilita aos estudantes compreenderem que os conhecimentos e os valores característicos de um tempo histórico e de um grupo social trazem a marca das razões, dos problemas, das necessidades e das possibilidades que orientaram o desenvolvimento dos meios e as relações sociais e de produção.
PROFESSORES PARTICIPANTES DO PACTO: CARLY TEREZINHA NOTTAR, CLÓVIS VIEIRA VELHO, DAIANE APARECIDA SAVOLDI, EINETES SPADA, EVANDRO MARTINS VINCH, JEFERSON DA SILVA, MARCIA JOANA BARBIERI, MARCIO SÉRGIO GRACZIK, MARIA DE LOURDES BECKER SAVOLDI, MICHELI MARIA SAVOLDI, MOACIR MOTTA DA SILVA, ROSANE TYC HOBOLD, ROSELY MARIA MOREIRA BRITO, SALETE MARIA PIAZENTINI, SANDRA APARECIDA RIPPEL, MARIA LUCIA GEITTENES CAMERA, CARINA FACCINI, CARLOS ALBERTO WEBER E ALIQUEU SAVOLDI.