O currículo do ensino médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral

Atualmente observa-se o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando com maior liberdade de expressão e participação que em períodos anteriores, isto deve-se principalmente ao avanço da comunicação e da mídia. Estes fatores se refletem em sua participação em vários movimentos populares, políticos, em protestos e manifestações que atualmente se mostram cada vez mais recorrentes. Tal participação , muitas vezes violenta , pode refletir as mudanças ocorridas na família; que deveria ser responsável pela educação dos jovens e a reprodução de certos princípios morais e éticos, porém a família tem terceirizado seu papel, onde se “espera” que a escola o assuma.
Assim, a deficiência da educação familiar, reflete na sala de aula onde os jovens se manifestam em busca de limites que a família não impõe, influenciando no relacionamento com os colegas e professores , no rendimento escolar e em seu comportamento social.
A tecnologia tem ampliado o desenvolvimento da comunicação, visto que a facilidade de acesso às várias mídias é algo inevitável, mudando e ampliando a nossa percepção da  realidade muito além do que era há 20 ou 30 anos atrás. Porém, essa situação leva o jovem a se comunicar mais virtualmente do que pessoalmente, dando-lhe a falsa ideia de realidade, ou ainda, uma noção alterada da realidade que a corresponde de modo diverso da vida social, tal qual a compreendemos, com seus limites e dificuldades quotidianas as quais estes não se acham suficientemente preparados para enfrentar.
Apesar desse acesso vasto a informações, o educando necessita selecionar, fator que deve ser viabilizado pela família e mediado pela escola que é a instância formal do conhecimento científico e não o inverso, como em muitos casos se observa, onde se tem que educar a família para atingir o aluno, além de atuar em várias áreas como música, teatro e cinema, propiciando  a liberdade de expressão e comunicação que propiciam a participação deste no espaço escolar bem como a sua autoconstrução e desenvolvimento.
Em épocas anteriores o ensino focava apenas, o aprendizado sistêmico de saberes sem uma perspectiva de aplicação no cotidiano, cientificamente ou para dar continuidade a outras modalidades de ensino.
Por outro lado, atualmente verifica-se o interesse dos alunos de participarem de várias atividades que despertam a investigação, a aplicação dos conhecimentos e aprendizagem, como exemplo, as olimpíadas de matemática, jogos esportivos interestaduais, concursos literários, mostras de trabalhos científicos, entre outras atividades.
Em relação ao uso do raciocínio lógico e por consequência ao pensamento crítico, nota – se a dificuldade apresentada pelos alunos, por estarem habituados  a receber as informações já processadas, de forma mais sintética, o que os conduz a não acompanhar o desenvolvimento das ideias   adequadamente.
Através dos anos, as metodologias tem se modificado, em busca de novas formas e métodos para estimular e incentivar o aluno a desenvolver seu raciocínio nas várias áreas do conhecimento e assim produzir como resultado a construção ou reformulação do conhecimento prático e  teórico,  aplicável no seu dia a dia e na sociedade á sua volta.  
Entre as várias áreas do conhecimento, situa - se a educação física, artes e demais atividades lúdicas tanto na educação regular quanto na educação profissionalizante;  buscando desenvolver as habilidades motoras e socialização entre os alunos, não se esquecendo da inclusão dos alunos com necessidades especiais.
Estimular o conhecimento das várias áreas conduz os alunos a uma melhor compreensão da sociedade a qual faz parte; aliando o conhecimento prático e científico , de modo que ele esteja apto a construir ou melhorar novos conhecimentos e assim beneficiar a sociedade . 
O profissional da educação precisa ter uma concepção crítica do papel da educação no currículo escolar e da importância política de ensino contextualizado.
A contribuição da pesquisa evidencia a possibilidade de realização de experiências interessantes que envolvam o aprendizado. Além de necessária a atualização, os professores devem lembrar que pesquisar se aprende pesquisando. A pesquisa deve fazer parte da formação dos alunos, futuros profissionais. Dentro dos fundamentos da teoria construtivista que faz a relação, Terra, homem, tempo e espaço e suas interferências precisas de ações conscientizadas. Fazer com que o aluno relacione o aprendizado com o seu mundo para a reflexão com o seu cotidiano. Sempre agregar os fundamentos da natureza dos da sociedade, com o passado com os do presente e relacionando com o mundo em que vive. Incentivar o aluno a realizar pesquisas em fontes confiáveis para o conhecimento com imagens e textos, levando – o a melhor compreensão dos conteúdos e relacioná – los com o seu dia a dia.
Ao organizar os conteúdos para realização das aulas, o professor tem que ter o intuito de construir conceitos, avaliar, se relacionar e atentar para o lado individual. Para cada aluno valorizar a aprendizagem do que sabe e o que pretende saber, fazer com que o aluno seja criativo, que questione sobre o espaço e tempo. O aluno é o principal meio de construção para o conhecimento e saber. O aluno atualmente utiliza de linguagens diversas e informação a qual diferem da aprendizagem mecânica e memorizada. O professor precisa de uma linha pedagógica a qual deve buscar as diversas inteligências múltiplas do aluno, realizando o autoquestionamento.
Com o decorrer do ensino aprendizagem o aluno usufrui da inteligência adquirida e desenvolvida ao longo da sua vida para solucionar problemas ou criar produtos utilizando ferramentas desenvolvidas. Propor para o aluno uma aprendizagem significativa, possibilitando a melhor compreensão de determinado assunto. Propor ao professor, o qual não se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar, pois com as dificuldades o aluno ira pesquisar, ir atrás dos objetivos e não receber do professor tudo pronto.
O aluno deve dominar a leitura e compreender o que lê. Além de a escola ser um meio de ensino, a qual o aluno aprende a conhecer, compreender, interpretar, analisar, relacionar, também deve ser um local de socialização. A escola contemporânea tem a finalidade de despertar no aluno a sua competência, retirando o complexo de inferioridade de si mesmo e possibilitá – lo a construção de uma sociedade mais justa .

Texto eleborado pelos professores cursistas

1- MIRILAINE BRITES
2- SILVANA DOIN LIMA BUENO
3- VALDEREZ APARECIDA ALUIZ
4- PATRICIA DE QUADROS FERREIRA NETTO
5- NEIVA APARECIDA VIVIURKA
6- RAQUEL DOS SANTOS FERNANDES

 

Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba

Orientadora: Michelle Moreira