O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral

FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Que relações você estabelece entre as finalidades da Educação Básica e o que é praticado nas escolas?

Refletir: essas finalidades não são "disciplinares", mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida. Em vista dessa consideração, escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos.

 

Ao considerarmos as finalidades da Educação Básica e, por conseguinte, as do Ensino Médio, é necessária a compreensão de que é função da escola o desenvolvimento do sujeito social em seus diferentes aspectos físicos, intelectuais, emocionais, culturais. Além de incentivar o gosto pela aprendizagem, exercitar o pensamento crítico e possibilitar a comunicação por meio das diferentes linguagens, propõe ainda que sejam favorecidas situações que possibilitem a participação cidadã. Assim sendo, o que se pretende é a formação integral do educando. No entanto, as ações praticadas na escola, no que se refere à efetivação deste desejado currículo, ainda estão distantes de se concretizarem.

Há inúmeros fatores que dificultam a realização de um currículo que contemple atividades integradoras responsáveis pela formação humana integral do estudante. A começar pela organização em que se dá o planejamento escolar. O pouco tempo de que os professores dispõem para tal atividade resume-se em elencar conteúdos estanques, sem relação entre si e as demais disciplinas. O encaminhamento metodológico, parte de suma importância e constituinte do Plano de Trabalho Docente, bem como os critérios e instrumentos avaliativos são secundarizados, o que representa um dos obstáculos à pretensão da interdisciplinaridade. Além disso, é importante considerar também que muitos dos conteúdos selecionados para fazerem parte do currículo escolar ou a abordagem que se dá a eles, os tornam sem sentido ao sujeito do Ensino Médio, que precisa ver significado no que está aprendendo para estar disposto para tal.

Há que se destacar aqui a importância da necessidade da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico por toda a comunidade escolar, uma vez que no processo de produção os sujeitos sentem-se coautores e, por isso, responsáveis pela execução do que se planeja.

As finalidades da Educação Básica destacadas acima não são de responsabilidade de uma ou outra área do conhecimento e/ou disciplina, mas representam o propósito maior de um conjunto de todos os profissionais da Educação. Ao se pensar em cada disciplina à parte, é possível salientar o que cabe a cada uma enquanto contribuição à autonomia intelectual do aluno. No meu caso, em Língua Portuguesa, é possível desenvolver essa capacidade no educando por meio de atividades que considerem a língua no seu uso real, ou seja, em uma concepção sociointeracionista de linguagem, na qual leitor/autor/texto são considerados no processo de comunicação. Salienta-se assim, a necessidade de expor o aluno a diferentes gêneros textuais, a fim de que ela possa familiarizar-se com a diversidade de textos que circulam socialmente, instrumentalizando-se para agir como sujeito social por meio do acesso à língua oral e/ou escrita nas diferentes situações de uso, principalmente, no seu uso formal, variedade em que os conhecimentos científicos estão disponíveis.