O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana e integral – Caderno III

Colégio Estadual Profª Etelvina Cordeiro Ribas – EFM - Curitiba – Paraná
Formadora Regional: Profª Danyelle Reinhold
Orientadora de estudo: Profª Karin Geovana E. Valentini
Professores cursistas: Adilson Kreitler; Alaide M. Essenfelder; Cleudinéia C. Leite; Daiane Albuquerque; Eliane P. da Silva; Faivra Dorne; Iara C. Perini; Ivone F. Serafim; Juan C. de B. Costa; Kátia R. Pereira; Maria S. Gonçalves; Miguel F. da Cunha; Orléia T. Rossatto; Reginaldo F. Domingos; Roseli M. Fonseca; Sandro R. de A. Silva; Vanessa P. Vieira.
O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana e integral – Caderno III

Pensando o que eu ensino e o mundo do trabalho da ciência, da tecnologia e da cultura.

Esses momentos de discussão são oportunos na medida em que nos permitem, através dos debates com colegas, dar uma pausa para refletirmos nosso trabalho que vem sendo realizado diariamente em sala. A prática da docência é um exercício repleto de desafios que exigem do profissional atenção constante o que resulta em certa medida na diminuição do senso crítico em relação ao seu próprio trabalho. Um momento de reflexão como este nos permite uma reavaliação mais crítica e contextualizada do que estamos fazendo em sala e, à medida do possível, efetuar alguns ajustes no planejamento para que se aproxime mais das expectativas do aluno.
Estar atento às necessidades de nosso alunado, acompanhar as evoluções que vem ocorrendo no campo da ciência, da tecnologia, da cultura e do trabalho é uma das formas de se entender melhor qual é o papel de fato que uma escola, engajada no projeto de construção da formação integral de seus alunos, deve desempenhar. Trazer esses temas para a sala, adaptados ao planejamento para serem debatidos, são experiências que auxiliam muito no sentido de estreitar os laços entre o ambiente escolar e o contexto onde esse ambiente se insere.
Dessa forma, buscar a exploração através desses debates levantam possibilidades de discutirmos temas mais contemporâneos e voltados ao interesse do aluno. Agindo assim, podemos fomentar um diálogo maior entre o universo acadêmico da sala e o contexto onde ele vive e atua, onde o saber é construído a partir de práticas sociais mais efetivas.
Acreditamos que a busca e consolidação desses pontos que unem dois universos bem distintos (escola e aluno) são de fato a validação do trabalho docente em sala. Ao utilizar temas mais atuais através da leitura de diversos gêneros textuais e assim poder explicitar, por exemplo, as relações sociais estabelecidas por cada um deles, esperamos criar uma atmosfera mais repleta de significados para o aluno e consequentemente tornar esse espaço mais agradável e propício à construção do conhecimento.
O objetivo dessa prática é criar no aluno um senso crítico que faça ele buscar um diálogo mais efetivo entre o  saber e a sua visão de mundo e expectativas em relação à forma com que ele de fato queira intervir dentro de sua realidade, até mesmo na hora de escolher uma profissão.
Obviamente existem outros caminhos até mais eficientes que esse ora apresentado para a construção de uma formação mais integral e humana de nossos alunos, porém investir no diálogo entre a teoria e a práxis é seguramente um dos que nos levarão à formação dessa nova escola.