Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes - Curitiba
Formadora Regional: Professora Cileni V. dos Santos
Orientadora de estudo: Professora Luci M. V. Prata
Professores cursistas: Helio dos S. Dias, Irene C. Romano, Irene de J. A. Malheiros, Jayme P. Junior, Jean C. Sauer, Josmar de J. Batista, Juslaine L. M. de Dellegrave, Lilian C. Varaschin, Lisiane V. Zaraski, Luciacyr L. A. e Silva, Marcia Grein, Marcos P. de Sousa.
As relações que estabelecemos entre ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia, da cultura, ainda são limitadas, se pensarmos em um currículo que tenha como eixo esses aspectos. Falta fortalecimento teórico para que o trabalho se efetive dessa forma. Para que essa relação seja considerada, será preciso uma nova postura, um novo olhar para a proposta curricular.
Assim, é importante pensarmos o currículo escolar como uma expressão da prática e da função social da escola. Ao planejá-lo devemos fazer nossas escolhas do que, como e porque ensinar determinados conteúdos de nossa disciplina em função do mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia, da cultura, nos quais nossos alunos estão inseridos, conforme nos apontam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM.
O currículo precisa estar articulado ao contexto sócio-histórico-cultural para fazer sentido e trazer significado às aprendizagens. Neste sentido, o foco da organização do trabalho pedagógico precisa considerar uma escola na qual o seu desafio maior seja a formação humana em sua plenitude, ou seja, a formação humana integral.
Para tanto, é preciso pensar nosso planejamento considerando as juventudes que temos, suas identidades, suas culturas e necessidades. Este passo não é fácil, mas a reflexão da prática pedagógica nos levará a reconhecer essa juventude. Sozinhos o percurso será mais difícil. No entanto, se estabelecermos um diálogo com nossos pares, para que juntos, pensemos num currículo que priorize as dimensões propostas, teremos maiores possibilidades de construí-lo de forma mais significativa para nossos estudantes do Ensino Médio.
A educação é, em grande medida, uma chave para o exercício dos direitos sociais, de modo a levar ao resgate de uma relação mais qualitativa da escola com o mundo externo. Desta forma os componentes curriculares das disciplinas, em seus eixos, trabalho, ciência, cultura e tecnologia, possibilitam o estabelecimento dessa relação.