A relação existente entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura está no momento que consigo fazer a contextualização juntos aos alunos dos conteúdos dos dia em sala de aula. E que esse trabalho se articula ao contexto sócio-histórico-cultural mais amplo e guarda com ele estreitas relações.
O Parecer CNE/CEB 05/2011 que estabelece as DCNEM nos coloca diante da necessidade de buscar outras formas de organização do currículo, tendo em vista a ressignificação dos saberes e práticas escolares. Reconhecer os sujeitos do ensino médio e dar centralidade aos conhecimentos e saberes representa uma intencionalidade política e uma concepção inovadora. A capacidade das DCNEM de induzirem novas políticas curriculares, especialmente nas esferas estaduais e municipais e mesmo nas escolas, é outro aspecto que merece atenção e maior aprofundamento por parte dos estudos na área, parti¬cularmente diante da questão federativa no país. Nesse sentido, vale observar, que ainda precisamos ampliar e aprofundar os debates teóricos nesse campo, com um foco no próprio ensino médio e nas suas especificidades, que não se restrigem à educação profissional, além de analisar o impacto dessas políticas nos sistemas de ensino e nas escolas, com mais estudos de base empírica, que talvez identifiquem as ressignificações e reapropriações feitas nesse âmbito das políticas curriculares formuladas nacionalmente.
Para que seja alcançado o objetivo da formação básica, é importante que o professor considere seu aluno um ser humano inserido num contexto social, daí “aspectos sociais”, observando e respeitando suas experiências diárias, experiências de vida que o aluno trás para a sala de aula diariamente, conhecimento de seu lugar, relacionamento familiar, tipo de linguagem adotada pelo discente, que é fruto de seu meio social, e despertar no mesmo o interesse pelo novo, pelo formal, sem desconsiderar o conjunto pronto do aluno. Juntando com a formação do conhecimento científico.
Analisando as transformações no decorrer da História da humanidade, observa-se que a evolução do pensamento está no centro das conquistas do Homem através dos séculos. Torna-se necessário então compreender as questões que envolvem o conhecimento humano, e como esse conhecimento passou de experiências cotidianas e sensitivas da realidade a uma forma mais elaborada de pensamento.