TEXTO 3
O CURRICULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
A proposta de formação integral humana que possibilite ao educando a autonomia intelectual, depende necessariamente do processo de ensino que contemple áreas determinantes da sociedade contemporânea, como: relação do homem com a natureza e a apropriação dela (trabalho), ou os métodos desenvolvidos historicamente de apropriação e interação com o mundo (ciências e tecnologia), conhecimento estes que permitam uma socialização dos sujeitos (cultura).
Para que ocorra a efetivação dos conteúdos propostos por eixos, faz se necessário uma reestruturação completa do ensino. Esta reestruturação perpassa pela análise da sociedade contemporânea e as suas reais necessidades, compreendendo a realidade como dinâmica, portanto conteúdos passiveis de alteração. Assim sendo, esta flexibilidade é constante no progresso e permite que a intencionalidade seja efetiva na seleção de conteúdos.
Outro fator determinante consiste na formação mais ampla dos profissionais da educação, em um sentido geral que possibilite a inter-relação de conteúdos, e consequentemente a formação especifica a sua área de atuação. Quanto a estruturação do currículo, os conteúdos inicialmente deveriam ser selecionados elas suas áreas afins, uma ordenação equitativa da distribuição de conteúdos para que os eixos sejam trabalhados de forma integrada.
A contextualização dos conteúdos básicos em cada disciplina que ocorre na sala de aula propicia a autonomia intelectual e moral podendo ser em momentos direcionados pelo professor durante a apresentação do conteúdo curricular e ou a partir do conhecimento prévio do aluno conduzindo-o ao conhecimento sistematizado, cientifico, cultural, tecnológico, historicamente acumulado, visando auxiliar através da discussão dos temas que permeiam as atividades pedagógicas desenvolvidas superando lacunas e ampliando as possibilidades de melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem. Assim sendo compreender a sua posição situacional na sociedade que pertence. Podendo agir criticamente no seu cotidiano de maneira autônoma.
Discutir no coletivo a importância da interdisciplinaridade, organizar um tempo para analisar e montar um planejamento que aproxime os conteúdos afins, favorecendo a compreensão do educando, aprendizado, alcançando o objetivo esperado o conhecimento de maneira integrada e contextualizada. Consciente de que a proposta não é nova mas que precisa ser efetivada, para uma melhoria na qualidade da educação. Melhoria em questões práticas como sala ambiente, empréstimos de livros didáticos, etc.