MODULO 3 – O Currículo do Ensino Médio
CEEBJA HELENA KOLODY – FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ
Coordenadora: luz Marina Pretz
Participantes:
Cleidi Schindler
Eloir Pichek
Gerson Luis Maciel
Hilda Soares Silva Dacorreio
Maria de Lurdes Matias dos Santos Moreira
QUESTÃO 1
“Para abordar esse tema: conteúdos versus necessidade dos alunos, devemos levar em consideração” as relações de poder existentes na sociedade”, pois tais relações acabam determinando elementos ou valores culturais de trabalho e científicos.
As diretrizes procuram dar rumos aos itens: trabalho, ciência, cultura e tecnologia; mas para elaborar as diretrizes curriculares é necessário ter presente o contexto escolar, o diálogo permanente com os sujeitos e suas necessidades de formação para então produzirmos uma sociedade de indivíduos “atuantes”.
QUESTÃO 2
Após analisarmos as DCNEM, chegamos a conclusão que é possível traçar novos caminhos para a educação básica. Caminho esse que deve levar a uma formação que não dissocia a cultura da ciência e do trabalho, trazendo para os estudantes a compreensão dos conhecimentos, valores e possibilidades que os orientam pra o desenvolvimento dos meios e das relações sociais e de produção.
O currículo tem que levar em consideração o conhecimento local e cotidiano que os alunos trazem para a escola, porém esse conhecimento nunca poderá ser uma base para o currículo.
Cabe a nos professores instigarmos o aluno a buscar novos saberes, aguçando suas curiosidades através de novas metodologias, incluindo a pesquisa que como principio pedagógico é capaz de levar o estudante em direção a uma atitude de curiosidade e de critica por meio da qual ele é instigado a buscar respostas, acrescentando perspectivas de conhecimento mais aprofundado.
Devemos incluir no currículo da educação básica a integração entre um núcleo de conhecimento obrigatório com atividades e opções do próprio interesse do aluno.
QUESTÃO 3
A pesquisa deve ser um principio pedagógico. As atividades devem possibilitar a autonomia individual do educando de maneira que ele possa interpretar as condições sócio-culturais de seu meio.
O currículo deve considerar também o conhecimento local e cotidiano trazido pelo aluno.
QUESTÃO 4
O currículo é o elemento central da escola. É espaço em que atuamos “ o coração da escola”, logo, o papel nosso como educadores é montarmos um currículo construído a partir das necessidades dos alunos em sala de aula, mas não perdendo de vista a reflexão teórica e os processos de planejamento e desenvolvimento que faz necessário.
Portanto nossa obrigação enquanto envolvidos no processo educacional, devemos a partir dos elementos curriculares participarem de modo critico na elaboração do mesmo, transformando o ambiente da escola por meio das dimensões trabalho, cultura, ciência e da tecnologia.