O currículo do Ensino Médio

O caderno III, propõe o tema “O currículo do Ensino Médio”, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral, e nos leva a refletir  sobre a necessidade de pensar o currículo numa ótica abrangente em que as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura estejam presentes como fundamento teórico e prático da formação humana integral.                                 Para iniciar essa reflexão, é necessário reconhecer os sujeitos do ensino médio presentes em nossa comunidade, construir com estes uma relação de confiança, conhecer sua história, seu meio, suas particularidades socioculturais e étnicas. Em contrapartida precisamos entender que a seleção dos conteúdos no currículo não é neutra, pois se relaciona com interesses políticos, econômicos muitas vezes distantes das necessidades de nossa clientela.                                       O modo ideal para que o ensino seja feito de forma interdisciplinar é refazendo os planos, de modo coletivo, englobando as  disciplinas das áreas a fins, tornando assim o estudo globalizado e fazendo relações com as demais disciplinas. É possível estabelecer relações entre uma aula que aborde os conteúdos e objetivos necessários para a formação do aluno, transmitidos de maneira agradável e de forma onde ele consiga fazer as ligações entre o aprendizado aplicando-o as suas vivências.
Portanto, para que o aprendizado aconteça voltamos a reflexão inicial, de que é preciso que se conheça a realidade do aluno e da sociedade em que ele vive, bem como aproveitar-se das diversas maneiras como o conhecimento se apresenta em sala de aula, por intermédio dos próprios alunos, contextualizando suas experiências, dúvidas e sugestões. 
Dentro das diferentes dimensões das diretrizes curriculares: Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, as áreas de Humanas tem como objetivo desenvolver indivíduos mais críticos, criativos e conscientes, capazes de desenvolver soluções para os problemas do meio onde vivem.