O Currículo - Colégio Estadual Paulo Freire - Foz do Iguaçu - Coordenador: Marcos Beato - Integrantes: Arali, Clara, Irene, Katia, Elizete, Vera, Marilei, Dinorá, Sandro, Thiago, Keila, Fátima, Edinaldo e Antenor.

Deve-se levar em consideração o conhecimento local e cotidiano que os alunos já possuem, mas que esse conhecimento apresentado na escola nunca poderá ser uma base para o currículo. Porém, devemos considerar tais elementos trazidos por nossos alunos e procurarmos orientá-los da melhor maneira possível, dando-lhes todas as informações cabíveis relacionadas às temáticas abordadas no momento e nunca deixá-los sem informações corretas do que necessitam. Os conhecimentos escolares, são relevantes, são selecionados e organizados para que possam ser ensinados e aprendidos. Sendo essencial do desenvolvimento próprio do estudante, bem como de sua formação ética, estética e política. E necessário potencializar o fortalecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva de contribuir com a edificação da autonomia intelectual dos sujeitos frente à construção do conhecimento e de outras práticas sociais. Nessa etapa do ensino médio se efetive a necessária integração do currículo, obrigatório como atividades do próprio interesse do estudante como forma de atribuir novos sentidos à experiência escolar e consolidar a identidade do ensino médio como educação básica com vistas à formação humana integral. Manter o interesse dos nossos alunos pela investigação, pelo novo, de se cultivar o prazer em se ter acesso ao conhecimento, precisa se converter em um dos critérios balizadores da ação de planejar a ação educativa, assim como o exercício do raciocínio lógico e da autonomia do pensamento. As dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, constituem-se como eixo integrador da formação do currículo do Ensino Médio e são essenciais à formação humana e promove um Ensino Médio de qualidade social.
A escola necessita produzir seus currículos de forma participativa, no sentido de proporcionar a produção do saber voltado para desenvolver uma visão de mundo, de habilidades, de valores símbolos, e significados de diversas culturas. Que vai ao encontro da superação da desigualdade social. Não se trata de uma adaptação as mudanças que vem ocorrendo entre o ensino e a educação profissional, com novas tecnologias e inovações, conforme a exigência de uma demanda capitalista, mas adequar esse currículo a uma proposta que venham a formar de maneira integral esse ser humano.