A elaboração da proposta curricular deve ser feita de forma democrática, com o objetivo de atender os anseios da comunidade escolar, em especial as juventudes que são os agentes principais desse contexto. Um projeto que seja reavaliado constantemente quando este não estiver atendendo as necessidades e as expectativas da comunidade escolar.
Para que o projeto curricular seja estruturado de forma coletiva e por áreas de conhecimento, é preciso discutir, refletir e avaliar as ideias, buscando assim o amadurecimento das mesmas, e por fim colocá-las em prática. Mas para que esse trabalho se concretize de forma eficiente, é preciso conhecer a realidade sócio- econômica, política e cultural dos nossos educandos por meio do diálogo e da comunicação, tendo como objetivo coletar dados que motivem a elaboração do projeto.
O objetivo desse trabalho é formar o jovem para o seu exercício pleno da cidadania, ou seja, que o conhecimento adquirido lhe permita atuar socialmente,contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e da realidade social e cultural da região.
Para que o aluno vivencie e experimente os vários conhecimentos adquiridos pela humanidade , é preciso que ele tenha acesso a outro espaços sociais com a finalidade de assimilar e coletivizar esses saberes. Todo conhecimento histórico - social adquirido, possibilita a identificação dos problemas vivenciados pela comunidade, bem como a superação dos mesmos.