O CURRÍCULO- CADERNO III COL. EST. DARIO VELLOZO -NRE -TOLEDO

Acreditamos que a educação escolar se destina à formação da autonomia  intelectual e moral e desta forma institui-se como finalidade do projeto educativo, voltado para a formação humana integral. Portanto este indivíduo será capaz de realizar suas escolhas e contribuir para a transformação  social.

O papel da escola é de subsidiar o acesso aos conhecimentos científicos, provocando  reflexões que instiguem a pesquisa como um princípio pedagógico  que é capaz de provocar no estudante   atitudes de curiosidade e de criticidade, por meio da qual, ele é instigado a apreender e produzir novos conhecimentos.

Para que a pesquisa seja de âmbito tecnológico, o Estado devera garantir condições materiais e humanas para a escola. A pesquisa é um processo de descoberta, em que há metodologia e fundamentação teórica. Tanto o docente quanto o discente, envolvidos numa proposta como esta, experimentam o sabor da descoberta e, desta forma, o envolvimento de ambos será maior.

Essa é uma proposta metodológica e didática a ser pensada por todos. Desta forma sugerimos que em cada grande área do conhecimento, seja humanas, exatas ou biológicas, esteja presente a pesquisa como parte do currículo estruturante a partir do eixo comum: trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

Nesta linha de pensamento, existe uma aproximação em relação aos conteúdos, mas uma distinção no encaminhamento teórico-metodológico que orienta esse ensino. Assim, para adaptar o ensino ao mundo de hoje, precisamos de uma formação mais crítica e cultural.

Já nas DCNEM a interdisciplinaridade e a contextualização são eixos norteadores de um currículo por Competências. Enquanto que nas   DCEs do Paraná   os  conteúdos estruturantes, concebidos como conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas, identificam e organizam os diferentes campos de estudo das disciplinas escolares.

O desafio é pensar em inovações e criar nos espaços escolares a possibilidade de docentes e discentes crescerem juntos em busca da descoberta do aprendizado coletivo, sempre procurando solucionar problemas e não apenas transmitindo conteúdos, mas provocando a curiosidade através da pesquisa.