TEMÁTICA 3 – O CURRÍCULO
O currículo deve ser entendido como um produto histórico, resultado de um conjunto de forças sociais, políticas e pedagógicas que expressam e organizam os saberes que circunstanciam às práticas escolares na formação dos sujeitos que, por sua vez, são também históricos e sociais. Nessa perspectiva, o currículo deve oferecer não somente vias para compreender tanto os saberes nele inseridos, como também os movimentos contraditórios pelos quais, a sociedade vem enfrentando e de que forma os sujeitos se inserem neles. O currículo é a expressão das concepções de homem, de mundo, de ensino e aprendizagem, de métodos e de educação, das aspirações sobre a escola e seu papel social, de práticas pedagógicas e das relações nela vividas.
Nessa direção pensamos a organização pedagógica curricular do ensino médio as diferentes juventudes que o frequentam, suas identidades, suas culturas, suas necessidades, para isso é necessário que se estabeleça um profícuo diálogo entre as distintas formas de viver a juventude e o que oferecemos em termos de currículo, de saberes, de práticas. O reconhecimento do caráter histórico-cultural da formação humana nos leva, ainda, ao encontro de avanço do conhecimento científico e tecnológico, e isso significa, em termos curriculares, partir da contextualização dos fenômenos naturais e sociais, de sua significação a partir das experiências , bem como da necessidade de superação das dicotomias entre humanismo e tecnologia, toda atividade curricular do ensino médio deve ser organizada a partir de um eixo comum: trabalho, ciência, tecnologia e cultura e que se integre a partir desse eixo, a totalidade dos componentes curriculares. O planejamento curricular deve ter como principal diretriz, a ação de planejar implicando a participação de todos os elementos envolvidos no processo: alunos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores; há a necessidade de se priorizar a busca da unidade entre o que se planeja e o que se realiza; o planejamento escolar deve partir da realidade concreta e estar voltado para atingir as finalidade da educação básica definidas no projeto coletivo da escola, dai nossa obrigação, como profissionais da educação, de participar critica e criativamente na elaboração de currículos mais atraentes e democráticos Em vista disso, é urgente e necessário avançar para um currículo plural e inclusivo, que apresente uma perpectiva multi/intercultural e abrir espaço para que diferentes etnias, gêneros, faixas etárias e necessidades de aprendizagem além de outras categorias da diversidade sejam efetivamente contempladas.