O CURRÍCULO

COLÉGIO ESTADUAL OLIVO FRACARO - NEIRE MARIA MARCANTE.

12/09/2014

Temática 3 - O CURRÍCULO - 12/09/2014      

  Acredito que levaremos algum tempo ainda para compreendermos de fato a complexidade humana em sua totalidade, mas a escola , assim como outros campos de atuação que tem o ser humano como objeto de estudo, já percebeu a algum tempo que não há como estabelecer um único critério para definir toda a natureza de seu comportamento ou temperamento, bem como simular regras de normalidade. No âmbito escolar, demoramos demais para iniciar um estudo voltado exclusivamente aos métodos de ensino utilizados dentro das escolas tendo o aluno como fim principal e, talvez por isso mesmo, estamos encontrando tantas dificuldades para nos adaptar aos jovens que temos hoje em sala de aula.

                Independente do fato de acreditar que a função primordial da escola é transmitir, senão construir com os alunos métodos de ensino que desenvolvam seu conhecimento científico e o preparem para o mundo acadêmico e, posteriormente, deem possibilidades de desenvolvimento e suporte para que se tornem autossuficientes em suas escolhas, nunca deixei de lado o aspecto humano do ensino, a importância de levar o aluno a reconhecer-se como um ser não somente racional, mas também emocional, capaz de compreender a trajetória do homem até os dias atuais e todas as escolhas que foram feitas para que chegássemos ao patamar da sociedade em que  nos encontramos, assim como procuro sempre associar o que é ensinado em sala com o mundo do trabalho, de que forma os conteúdos ministrados, não somente em minha disciplina (Língua Portuguesa) como de forma geral, terão relação direta nas funções desempenhadas por eles no trabalho e de que forma os conteúdos curriculares estão interligados entre as várias disciplinas escolares, sem que nenhuma delas possa ser dispensada.

                Um dos temas mais discutidos em nossas reuniões do Sismédio é justamente a necessidade de adequação curricular para que nossos alunos percebam que os conhecimentos não residem em caixas independentes, mas que estão indissoluvelmente conectados uns aos outros, que não podemos mais nos ater em disciplinas e sim em áreas de conhecimento e que todas são fundamentais para sua formação global como ser humano e não como profissional de determinada área. Para isso, procuramos sempre associar temas atuais aos conteúdos de forma que os próprios alunos promovam debates e reflexões sobre ciência, tecnologia, política, ética, moral, história, respeito, dignidade, tolerância e todos os aspectos que envolvam o homem social e o meio em que vive, buscando despertar no jovem a consciência da preservação, da dignidade dele e do outro e a retomada de alguns valores que estão se perdendo perante tanta futilidade com que somos bombardeados por mídias de todos os gêneros em todos os momentos do dia.