O consumo inconsciente

Este texto foi produzido em oficinas, cujo tema foi o consumismo, realizadas com os estudantes do primeiro e segundo anos do Ensino Médio da Escola Estadual São Domingos.  As oficinas são ações do projeto PIBID Diversidade da UFVJM – Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Ressalta- se que a produção dos textos bem como a correção dos mesmos foi realizada com a orientação, da professora supervisora e bolsistas do projeto e de alguns professores de língua portuguesa da referida escola, porém a produção final postada abaixo não sofreu um processo de higienização. Refletem, portanto, as potencialidades e dificuldades dos estudantes em relação à produção de texto.

O consumo inconsciente

Acredita-se que, atualmente, as pessoas, às vezes, consomem muitas coisas sem necessidade, prejudicando, dessa maneira, o meio ambiente.
Observa-se, por exemplo, que algumas ficam muito interessadas em roupas, calçados e aparelhos eletrônicos de marcas famosas expostos nas vitrines das lojas. Quando passam em frente a elas, veem os produtos, não resistem e acabam comprando. Provavelmente, já os tenham, mas compram somente porque acham bonito.
Além disso, na atualidade, raramente se fazem consertos. Há casos, por exemplo, em que as pessoas têm um celular e acontece um probleminha com o aparelho. Ao invés de consertá-lo, compram um com tecnologia mais avançada.
Isso tudo acontece devido à influência da mídia, principalmente, da televisão e do rádio e pelo fato de as pessoas desejarem estar na moda. Ademais, os fabricantes estão sempre inovando os produtos e investem em propagandas, tentando chamar a nossa atenção e nos induzir a comprar sempre mais.
Logo, as pessoas ficam cheias de produtos desnecessários e endividadas.
Sendo assim, é preciso que elas reflitam e se já têm algo que ainda funciona não devem trocá-lo por outro, porque, normalmente aquilo que é descartado é lançado ao meio ambiente, causando, assim, uma grande poluição.