Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa
Cursistas
Ana Lúcia, Edson, Michelle, Nair , Rosane, Thiago.
Orientador de Estudos
Talita Martins
REFLEXÃO E AÇÃO – Pág. 40
I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base
nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa.
Agora responda:
1-Quais foram os problemas levantados?
È explicitado o perfil da turma como um todo, e são pontuados alguns casos específicos de indisciplina. Problemas individuais de notas e faltas também são levantados.
2-Quais os encaminhamentos propostos?
Comunicação da família, novas atividades, que funcionam mais para melhorar a média do que para retomar conteúdos
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
Queixa é um desabafo, um externalização de angústias pessoais. É um atitude mais subjetiva.
Problema é pensar objetivamente sobre a situação, que ao ser problematizada já passa a apontar uma solução.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
Algumas questões referentes a dificuldades e comportamento dos alunos são lembrados e ações coletivas, normalmente, são definidas.
5-Quais foram as sugestões propostas?
Tratamento diferenciado e maior cuidado com alunos que apresentem problemas.
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
Os professores participam de algumas decisões, mas a participação de alguns envolvidos, como alunos e pais, não acontece.
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
Maior tempo para o conselho, conscientização em relação à postura dos professores quanto a encarar o conselho como um momento de discussão dos problemas referentes à ensino e aprendizagem. Também falta a participação efetiva de representantes do Conselho Escolar.