O Conselho de Classe como oportunidade de diálogo

Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa

Cursistas

    Ana Lúcia, Edson,  Michelle, Nair , Rosane,  Thiago.

Orientador de Estudos

     Talita Martins

 

REFLEXÃO E AÇÃO – Pág. 40

I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base
nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa.
Agora responda:

1-Quais foram os problemas levantados?
    È explicitado o perfil da turma como um todo, e são pontuados alguns casos específicos de indisciplina. Problemas individuais de notas e faltas também são levantados.

2-Quais os encaminhamentos propostos?
    Comunicação da família, novas atividades, que funcionam mais para melhorar a média do que para retomar conteúdos

3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
    Queixa é um desabafo, um externalização de angústias pessoais. É um atitude mais subjetiva.
Problema é pensar objetivamente sobre a situação, que ao ser problematizada já passa a apontar uma solução.

4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
    Algumas questões referentes a dificuldades e comportamento dos alunos são lembrados e ações coletivas, normalmente, são definidas.

5-Quais foram as sugestões propostas?
    Tratamento diferenciado e maior cuidado com alunos que apresentem problemas.

6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
    Os professores participam de algumas decisões, mas a participação de alguns envolvidos, como alunos e pais, não acontece.

7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
    Maior tempo para o conselho, conscientização em relação à postura dos professores quanto a encarar o conselho como um momento de discussão dos problemas referentes à ensino e aprendizagem.  Também falta a participação efetiva de representantes do Conselho Escolar.