NRE Cascavel - CEEBJA - Professora Neuza Cantarelli - Caderno 4 - Reflexão e Ação
Caderno 4 - Reflexão e Ação 1
Trabalhar o conteúdo na pedagogia Histórico-Crítica, com planejamento interdisciplinar. Primeiramente, partindo da Prática Social Inicial do Conteúdo, promover um diálogo a fim de mensurar o conhecimento prévio sobre o tema; Problematizá-lo e partir para a Instrumentalização. No início dessa etapa os alunos preenchem um questionário com respostas objetivas a fim de conhecer um pouco dos hábitos alimentares e alimentos mais consumidos por eles, para descaracterizar a disciplina, o questionário pode ser aplicado por um professor de qualquer disciplina da turma. Trabalhar os conceitos relacionados na disciplina de biologia; na química é possível análise dos rótulos nutricionais das embalagens de alimentos trazidos pelos alunos. Em história é possível trabalhar os conhecimentos adquiridos e emprego de técnicas no processamento e conservação dos alimentos ao longo do tempo. A questão das diversas opções/ formas de nutrirem-se como vegetarianos ou veganos e dietas especiais pode ser discutida em filosofia e sociologia, bem como os hábitos culturais que influem nos temperos e formas de preparos. A análise quantitativa dos resultados dos questionários pode ser realizada em matemática. É possível trabalhar em português e artes, maneiras de divulgar os dados e promover um marketing aos hábitos saudáveis. Em educação física podem ser incorporados exercícios a fim de promover bem-estar físico e mental, fazer medições e análise do IMC dos alunos envolvidos. Ao final, momento da catarse, chega-se a conclusões e na Prática social final do conteúdo, propõe-se ações para melhora da condição nutricional, inclusive da própria merenda escolar e alimentos vendidos na cantina da escola.
É um assunto de interesse em todas as disciplinas. Se trabalho na forma de projeto também fica muito rico.
Caderno 4 – Reflexão e ação 2 – página 26 e 27
O autor da carta aborda os aspectos da ciência e tecnologia analisando os materiais utilizados em cada contexto histórico e os seus efeitos na execução das suas obras (em seu trabalho), ressaltando ao final que deseja o reconhecimento das suas obras pelo seu talento em detrimento dos materiais.
Esse texto poderia ser utilizado na disciplina de biologia quando se trabalha a importância das descobertas científicas, bem como o aprimoramento das mesmas ao longo do tempo e sua influência e aplicabilidade em nosso cotidiano.
Caderno 4 - Reflexão e Ação 3 - página 37
Elaboração coletiva da Proposta Curricular integrada
Fato: Câncer
Momento da elaboração
Resultado da elaboração
1.Como o câncer afeta a vida das pessoas e quais as implicações?
O que é o câncer? Como se inicia? Quais as formas de tratamento ou cura? Quanto custa? Como se previne? Qual a faixa etária que mais abrange? Que municípios Cascavel atende? Como afeta a autoestima das pessoas?
2. -na organização dos seres vivos;- no funcionamento dos mecanismos biológicos;- no estudo da biodiversidade em processos biológicos de variabilidade;-genética, hereditariedade e relações ecológicas;- na análise da manipulação genética.
Funcionamento e estrutura da célula e Processos de divisão celular; Leitura e produção textual; Oralidade; Elementos Formais dança, teatro, música; cálculos de probabilidade e estatística.
3.Biologia, Língua Portuguesa, Arte, Matemática, História e Geografia
Relações entre quantitativo e qualitativo; estudo da formação e causas sociais, ambientais, entre outras.
4.Genética, Metabolismo, Mecanismos celulares biofísicos
e bioquímicos. Teorias evolutivas. Transmissão das características hereditárias. Dinâmica dos ecossistemas:
relações entre os seres vivos e interdependência com o ambiente. Organismos geneticamente modificados.
Leis de biossegurança, contextualização histórica, social e política.
5.Termos usuais e científicos, estatística, aspectos históricos e culturais, geografia
O processo histórico do câncer, relacionado aos hábitos culturais de vida e de consumo, os cálculos que demonstram os investimentos a serem empregados na prevenção e cura e a relação do consumo dos produtos industrializados e o aumento dos casos, etc.
Caderno 4 - REFLEXAO E AÇAO 4 - página 45
A proposta dos estudos, leituras, documentários, fundamentação teórica e as sugestões apresentadas pela Coordenação do SISMÉDIO pelo CEEBJA Joaquina Mattos Branco, são pertinentes à reflexão e discussão para o projeto curricular mais próxima do Materialismo-Histórico-Dialético. Está em voga o tema sobre a qualidade da educação e sua aplicabilidade na vida social.
Além disso, há outras problemáticas envolvidas, tais quais: altos índices de evasão e repetência, baixa qualidade da aprendizagem, desinteresse do jovem, aspectos limitados na prática pedagógica do professor, falta de valorização do professor pela mantenedora, entre outras questões de igual importância. Todavia, por se tratar de ensino público constituído e legitimado pelas Leis que regem e regulamentam, o qual esta, direciona todo processo educacional. Nesta reflexão o vídeo 'Em busca de Joaquim Venâncio' é resultado de um trabalho de integração realizado por alunos da 1ª série da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no ano de 2009. Contando com imagens de arquivo e depoimentos, o filme narra a busca por informações sobre o trabalhador técnico que dá nome à escola, uma referência importante entre os trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz.
Após assistir, várias questões vêm à tona para pensar no aspecto sócio político e econômico em que se encontrava nossa sociedade, tendo em vista que a escola não está isolada ou aquém do que acontece na economia, na política, e na sociedade, pois a escola tal como está posta, ela serve a sociedade no sentido de manutenção da ordem vigente.
Outro aspecto relevante e importante para construção de proposta curricular para o ensino médio é a forma como a escola estava organizada. Ela servia diretamente a comunidade local em que estava inserida, envolvida com seus problemas familiares e de saúde, como no caso da fonte apresentada.
Observa-se que há uma riqueza quanto a valorizaçao da vida humana em sociedade por parte de todos, o aspecto cultural, o fácil acesso e ao mesmo tempo a precariedade da prestação de serviço do estado, como as pessoas ficavam à margem do serviço público correndo riscos ao submeterem-se a atendimento e tratamento de saúde feita por analfabeto, sem o conhecimento científico necessário referente a saúde. Neste enfoque, recordo que ao trabalhar os Temas Transversais, eram desenvolvidos muitos projetos dessa natureza, colocando os alunos fora da sala de aula, realizando atividades com base nas questões locais de sua comunidade. É um tênue fio da vida, e nesse caso, a formação escolar formal, do jovem em nível do ensino médio. Há de se considerar algumas questões relevantes, tais como: a cientificidade desta formação, o aspecto político necessário para o exercício da cidadania, o aspecto social necessário a boa e respeitosa convivência em sociedade nos mais diversos contextos econômicos, o aspecto profissional necessário para manter nosso jovem ativo, de forma que, contribua positivamente e participe da vida na sociedade e na produção material através do trabalho, e também com o acesso cultural, de saúde, etc.
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