NRE Cascavel - CEEBJA - Professora Neuza Cantarelli - Caderno 2 - Reflexão e Ação

Temática 2 – Diário – 29-08-2014

Neste jogo de se conhecer os sujeitos da escola e os culpados pelos resultados demonstrados na área da educação, se propõe conhecer melhor os sujeitos que dela fazem parte. Na nossa escola, geralmente, começamos conhecer os sujeitos a partir do momento da matrícula, pois através da conversa inicial entre o mesmo e a equipe pedagógica se retrata o perfil e as suas possibilidades, por se tratar de ensino da EJA.

Mesmo assim, faz-se necessário questionar mais ao longo do processo ensino/ aprendizagem as intenções e os planos para o futuro, suas expectativas e necessidades com relação ao estudo.

No entanto, os problemas e contexto social desse estudante interferem diretamente e de forma mais eficaz em toda sua formação e permanência na escola.

Com relação às tecnologias, a valorização das mesmas pela própria sociedade e assim pelos estudantes, que adquirem celulares cada dia com mais e melhores dispositivos é crescente. Novamente a escola anda na contramão: com computadores e sistemas arcaicos de internet que impossibilitam desde uma simples pesquisa até uma aula mais elaborada.

No Paraná, a intensão na compra e disponibilização de tablets e lousa digital foi boa. Mas, os materiais são de péssima qualidade. A maioria, antes mesmo de serem utilizados com os alunos, já não funciona mais.

Então, fica difícil competir com os ótimos celulares dos estudantes. Sendo que, na maioria das vezes, não podemos contar com essas tecnologias funcionando nas escolas.

Portanto, a metodologia a ser empregada na sala de aula fica à mercê apenas do profissional.