Partindo do principio de uma disciplina integrada, significa que até, então, trabalhamos com uma disciplina fragmentada e isolada, mas não podemos esquecer que a formação apresentada aos professores pelas mais diversas instituições, veio de um currículo preestabelecido e de certa forma imposto para ser colocado em pratica, além do mais um currículo conteudista para serem seguidos e sem muita autonomia. Uma escola contemporânea não é simplesmente atribuir tarefas para que ela resolva os problemas de uma diversidade da sociedade, ser contemporâneo, é assumir uma postura de compromisso de renovação de ideias, e para tanto, é de suma importância as mudanças nos documentos tais como, DCNEN, DCEs, etc.
Sabemos que em nossas escolas, enquanto muitos filhos estudam de dia os pais estudam a noite no Ensino de Jovens e Adultos, pois não tiveram a oportunidade de estudar dentro do tempo correto, e hoje buscam recuperar o tempo perdido, além do mais, a escola deve estar ciente que não é tão atrativa quanto as mais diversas possibilidades em que o mundo das tecnologias oferecem, faz se necessário mudar o currículo, para se adaptar as mais variáveis situações e realidade da comunidade escolar, deve ser versátil e não ter uma ideia de pronto e acabado.
Precisa se pensar em tempo para os professores conseguir interagir entre eles, estudando e discutindo, o que é, e como tem que ser um currículo dentro da comunidade escolar que se esta inserido, para tanto, os documentos que regem a educação devem estar sempre em movimento, mudando constantemente de acordo com cada realidade. Mas será que estamos preparado para tanto?