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Conforme Caderno nº2 pags. 30-44, PROJETO DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO – REFLEXÃO E AÇÃO: Professores e educadores, parceria na construção do Currículo considerando o Projeto de vida dos nossos jovens do EM. Diálogo e troca de experiências sobre seu modo de vida considerando seus direitos, valores e formação humana integral.
Através do diálogo em nossas atividade buscamos aproximação, interagindo com nossos jovens matriculados no ensino médio. Utilizando diversas estratégias e metodologia para ouví-los procuramos entender sua concepção de mundo e inserção social; seu projeto de vida e formação humana. Compreendemos que esse caminho vem expandir os horizontes, educadores e educandos, permitindo escolhas seguras.
Através de formulários “ perguntas e respostas”, redações “dissertativas”, pesquisas e “conversa informal”e carta direcionada aos alunos. Dialogamos com todos os nossos alunos do Ensino Médio pertencente ao nosso colégio.
Aprendemos que observando e ouvindo seu conhecimento de mundo, seus anseios, seus projetos de vida, seus princípios e valores, podemos compreender sobre o Currículo e o resgate do conhecimento escolar no campo e sua finalidade para Educação Básica.
Todos nós temos projetos e é isso que diferencia a conduta humana e o relacionamento. Um projeto de vida, tende a se realizar na junção de duas variáveis. A primeira deles diz respeito à identidade, ou seja, quanto mais o jovem se conhece e experimenta suas potencialidades individuais, descobre seu gosto e aquilo que sente prazer em fazer.
A elaboração de um projeto de vida é o maior desafio “aprender a escolher”, é essencial.
Na sociedade comteporânea somos chamados a escolher, a decidir continuamente, fazendo desta ação uma condição para sobrevivência social. Para isto é preciso ter claro os objetivos no projeto firmando bases. Os projetos não podem ser considerados apenas perspectiva futura, mas na relação que ssse futuro almejado guarda com o presente vivido e com o passado experimentado.
A relação do jovem com o mundo do trabalho, amadurece toda sua formação. Neste contexto ele pode vivenciar a realidade, conscientizando-se dos seus direitos principio e valores como estudante e trabalhador. Isto vem a fortalecer um diálogo interativo, construtivo e promissor na construção do Currículo, permitindo direcionamentos e intervenções para melhoria da qualidade do ensino para a vida da nova geração de jovens estudantes. Crescer para multiplicar.
GRUPO
CLAUDEMIR CONGROSSI LOPES
MARIA ROSAURA BRATIFICH MARQUES LOPES
MARIA CELIA DE LIMA
ROSICLÉIA FRANÇA TEODORO
EUNICE REDED