Nossos jovens do Ensino Médio

Nossos jovens do Ensino Médio

Com a experiência de vários anos, trabalhando com estudantes do Ensino Médio e o conhecimento sobre o tema proposto, articulando o contexto cultural, social e escolar de nossos estudantes, um sujeito em construção, com experiências e aprendizagens de sua origem, de sua identidade, de seu tempo material e tecnológico, bem como de sua escolarização anterior, o espaço, o tempo e a atividade da educação escolar constituem grande parte das vivências atuais dos jovens. Com o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, percebemos a necessidade de ampliar o diálogo com os jovens do Ensino Médio, procurar não só analisar, mas ampliar o conhecimento sobre a questão. Considera-se que é necessário não só conhecer a geração jovem que está na escola, mas desenvolver a habilidade de escuta, antecedida de um olhar sensível, como estratégia para identificar diferentes contextos e possíveis mudanças.
Com constantes diálogos com os estudantes do Ensino Médio, percebemos que o nível médio de escolarização é entendido como passaporte para o Ensino Superior e/ou para o mundo do trabalho, muitos jovens estão na escola “por um fio”, e afirmar isso pressupõe igualmente reconhecer que tal fio é constituído mais pelas convivências entre os pares e por um espaço de manifestação de um tipo de cultura específico, do que pelas oportunidades que a escola pode lhes apresentar para “fazer deles alguém na vida”. E durante esse tempo pode ocorrer evasão escolar, pois muitos fatores podem interferir no estudo destes jovens, por exemplo quando surge uma oportunidade de trabalho, a gravidez de uma jovem, problemas na família, falta de expectativa para o Ensino Superior, esses entre outros motivos, fazem com que o jovem abandone essa etapa importante em sua vida escolar.
Reconhecemos em nosso trabalho escolar a diversidade e o protagonismo de nossos jovens do Ensino Médio, trabalhamos numa perspectiva de aprendizagem inclusiva com jovens que necessitam, trabalhamos com os casos de indisciplina, vamos em busca dos jovens que se evadem da escola, procuramos investigar que estratégias e práticas de ensino podem ser experimentadas em turmas de ensino médio, para que possibilitem uma aprendizagem mais significativa para nossos estudantes do Ensino Médio.
No Ensino Médio noturno, verificamos situações de jovens que deixaram de ser jovens pois assumiram compromissos de adultos em suas famílias para dar conta da sobrevivência e muitos pelo trabalho abandonam a escola. Nos últimos anos têm crescido os índices de evasão escolar no Ensino Médio. Muitos alunos chegam a esta etapa do ensino sem, todavia, concluir os últimos três anos da educação básica.
Hoje, o discurso predominante faz a defesa da “educação permanente ou educação durante toda a vida”, o que implicaria em não ter nenhuma criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso fora da série, ano, etapa de ensino, ciclo ou módulo correspondente. Desta forma, é preciso enfatizar que a escola deve ser pensada para dar conta dos diferentes tempos e ritmos de seus estudantes.
O desafio está posto, e a necessidade de ampliar o diálogo com os jovens do Ensino Médio exige a nossa conscientização de que estes não são meros adolescentes, jovens, mas sujeitos e cidadãos.