Dentre os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira está a necessidade de tornar a educação uma prioridade essencial no setor público com efetividade garantida; também é preciso garantir o acesso, a permanecia e o sucesso do aluno na escola com práticas que atendam ao anseio da configuração de jovem que se apresenta e reinseri-lo na sociedade da qual pertence como um individuo preparado a fazer leituras e agir em cada segmento social. O levantamento de dados foi realizado no 1ª B, ensino médio, período manhã, com trinta e dois participantes do Colégio Estadual Dario Vellozo que se situa no centro da cidade de Toledo,PR. Parte dos alunos são oriundos do bairro local e outros de diversos bairros e zona rural; alguns se locomovem de transporte publico, outros de transporte privado por conta disso, acabam tendo que tomar o ônibus com até uma hora de antecedência, para que consigam chegar no horário estipulado e iniciar seus estudos sem prejuízo. Os alunos pertencem a famílias de diferentes padrões socioeconômicos. Mas a maioria vivem nos bairros, em residências de padrão médio com acesso à ruas asfaltadas e comércio. O nível de escolaridade dos responsáveis é variável, tendo chefes de família graduados em nível superior até àqueles que só sabem ler e escrever. A evasão é baixa assim também como a reprovação escolar. Os estudantes encontram-se entre a faixa etária de 14 a 18 anos. Poucos trabalham ou são estagiários, a maioria são sustentados pelos seus responsáveis. A renda familiar observada compreende em até cinco salários mínimos. Todos tem em seu domicílio um aparelho eletrônico e quase todos possuem mais de uma televisão. A escolaridade dos pais em média é entre ensino médio e ensino superior completo, variando com ensino médio incompleto. Poucos chegam a especialização. As profissões escolhidas dos estudantes são muito variadas, não determinam nenhuma preferida do grupo analisado. A média de livros lidos por ano é de dois a cinco. Na somatória calculada quase todos integralmente estudaram em escola pública . É necessaŕio relatar que anterior a pesquisa foi explicado resumidamente o que significa o Pacto do Ensino Médio e suas intenções. Isto posto, com a intenção de contextualizar os estudantes participantes desta etapa do processo. Alguns demonstraram entusiasmo, mesmo cientes de que não utilizarão diretamente o formato proposto por esta demanda. No entanto,considerando seus descendentes e a sociedade atual e futura pareceu lhes interessante. É preciso pensar o Ensino Médio para além de uma instancia que prepara à universidade, ou ainda que prepará-lo para o ingresso no mercado de trabalho. O Ensino Médio deve ser um momento de vivencia da adolescência que, através do contato e estudo de todas as áreas do conhecimento, entenda melhor os elementos que tem significado para a sociedade contemporânea e para que todas as suas escolhas pessoais, profissionais e éticas sejam bem fundamentadas, tornando-o um sujeito integrador de uma pratica social bem ampla. O ensino médio deve preparar o jovem a conhecer as políticas públicas no que tange, por exemplo, a saúde, a economia e o trabalho, cultura, esporte ciência, tecnologia e o meio ambiente que faz parte do seu cotidiano. O Ensino Médio precisa garantir a formação humana integral e igualitária para todos afim de que o sujeito possa, de maneira autônoma, fazer a leitura do mundo e atuar como cidadão pertencente. Para chegar a universalização do ensino médio é preciso ao meu ver mais investimento com os alunos educadores e com a estrutura física escolar, além disso se faz importante uma profunda flexibilização ou readequação do currículo com novos espaços para aprendizagem e saberes, ampliar a formação e satisfação do professor, garantir a presença do aluno na escola.