Ao se analisar a história da educação no Brasil, pode-se perceber que esta, durante muito tempo foi atrelada a formação de mão de obra, o que resultou numa educação diferenciada de acordo com as “necessidades” que envolviam o cidadão e o mercado de trabalho, ou seja, aos que iriam compor altos cargos, a educação era uma, aos demais outra. Com o passar dos anos esta visão foi-se dissipando e a educação passou a ter como foco principal a inclusão social com ênfase na formação do cidadão crítico, porém a estrutura para tal evoluiu muito pouco.
Foram criados diversos documentos e leis que auxiliaram neste processo educacional, sem falar nas diversas alterações já realizadas, porém ainda há muito a ser feito. Desde alterações curriculares adequadas a realidade educacional brasileira até questões que envolvam a infraestrutura das escolas e a formação dos profissionais que atendem a este alunado. Acredito que, para tornar isto possível, deve-se primeiramente haver maiores investimentos na estrutura física das escolas, o que tornaria possível uma divisão curricular mais efetiva, propiciando um trabalho mais diverso, não se restringindo a pouca carga horária que muitas disciplinas do ensino médio tem atualmente, e que não permite nem que muitos conteúdos sejam trabalhados com a atenção que deveriam.