Não perca o prazo: Pagamento do PIS 2017 será feito até 30 de junho

Os trabalhadores brasileiros que tem direito ao PIS 2017, deverão fazer o saque do dinheiro até dia 30 de junho de 2017, último dia para pagamento do abono salarial. Estes pagamentos são referente ao PIS ano base 2015, que é pago nos anos de 2016 e 2017.

Mais de 1 milhão de brasileiros ainda não sacaram o abono salarial, valores que somados passam do 1 bilhão de reais. É muito importante que o saque do PIS seja feito dentro do prazo, ou o cidadão habilitado do direito poderá perder seu benefício.

O PIS em 2017 terá valor de um salário mínimo, que é pago proporcionalmente ao tempo de trabalho no ano base. Quem trabalhou todos os meses em 2015, terá direito a receber o valor integral do salário, que atualmente é de R$937. Quem trabalhou por apenas seis meses, por exemplo, receberá a metade do valor total.

Quem pode receber o PIS 2017

De acordo com as novas regras do Abono salarial terá direito a receber os pagamentos trabalhadores que tiveram remuneração média de até dois salários mínimos no ano base. É obrigatório também que o trabalhadores tenha registro de carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano base, no caso, em 2015.

Outra obrigatoriedade para ter direito ao abono salarial, é que o trabalhador deverá estar estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (Rais).

Prazo para sacar o PIS

Os pagamentos do abono salarial são feitos de acordo com calendário do PIS, que segue a data de aniversário do trabalhador. De acordo com a tabela, todos os trabalhadores que ainda não receberam o dinheiro por meio de crédito em conta na Caixa, podem fazer o saque nas agências do banco ou casas lotéricas.

Os saques poderão ser feitos até dia 30 de junho. Quem tem direito ao saque tem de ficar atento para não perder o prazo, porque os recursos não ficam acumulados de um ano para o outro. Esses valores ajudam a impulsionar a economia do País e beneficiam principalmente os trabalhadores mais humildes, conforme afirmou Ronaldo Nogueira, Ministro do Trabalho.

Como consultar o PIS 2017

Aqueles que não sabem se tem direito ao pagamento do Abono Salarial 2017, podem fazer a consulta online do PIS. Para isto, basta acessar a página abaixo no site do Ministério do Trabalho. Em seguida, basta informar o número do CPF ou PIS e data de nascimento. Clique em consultar para verificar seu dados online.

http://verificasd.mtb.gov.br/abono/

Se seu nome aparecer no Resultado da Consulta, você tem direito ao Abono. Neste caso, procure o Banco indicado até o dia 30/06/2017. Dúvidas Ligue:

158 - Ministério do Trabalho

0800-7260207 - Caixa Econômica Federal (PIS) ou

0800-7290001 ou 4004-0001 (Capitais) para o Banco do Brasil (PASEP).

Comunidades: