NA MIRA DAS PROBABILIDADES...

COL. EST. HASDRUBAL BELLEGARD- ENS. FUND. E MÉDIO

CADERNO IV

PROF. Jorge Vanderlei Kirst - Esp. em Metodologia da Arte

Em síntese do encontro recente com o grupo de estudos, a prática da probabilidade no cotidiano do aluno; ele pode estar indo por um caminho, e o professor por outro. O material do curso do SISMEDIO é fenomenalmente inteligente (se é para o bem ou para o mal, pouco se sabe...). Ainda seria imprudente encontrar e/ou apontar sua totalidade. Tanto que em cada situação há em germe a essência do outro; o bem e o mal coexistem num todo orgânico (vide o filme Ponto de Mutação). São dúvidas e questões que nos deparamos sobre o conhecimento:

- por que os professores se frustram?

- por que nós queremos toda essa mudança para o Agora?

Ora, que visão romântica..."Eu não consigo mudar muito porque fui formatado assim". Viemos de uma geração que sofreu uma formatação imediatista e Fordiana; linha de montagem.O que se pode entender é que essa mudança no ensino médio, e se não se consegue mudar tanto, recai-se no que uma geração de professores foi formatada para que se cistalizasse assim.

Em suma, há que se entender que o conhecimento não está num lugar específico, mas em todos os lugares...