MUDANÇAS NA POLÍTICA CURRICULAR À VISTA: MEC LANÇA DOCUMENTO PARA DEFINIÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM DO CURRÍCULO

Nesta quinta-feira, 03 de junho de 2014, o Ministério da Educação lançou oficialmente o Documento que dará início à discussão da base nacional comum do currículo. Tema polêmico, pois um país com o tamanho e a diversidade do nosso Brasil já de há muito tempo se depara com a questão de um "currículo nacional". Ainda que não seja esta a intenção do MEC, vale a pena conferir e acompanhar o debate. Este é o momento para educadores e estudantes se colocarem como protagonistas nas discussões da escola que queremos. É a oportunidade de influenciarmos a política educacional, em particular a política curricular para os próximos anos. O Documento será disponibulizado na página do MEC. Que tal uma roda de diálogo na sua escola e nas escolas das redondezas? Vamos criar uma fanpage no facebook para saber a sua opinião sobre o assunto. Não deixe de participar. 

Veja abaixo a matéria da Assessoria de Comunicação do MEC:

 

"O Ministério da Educação recebeu oficialmente nesta quinta-feira, 3, o documento orientador para a discussão nacional sobre a Base Nacional Comum da Educação Básica, que define as áreas fundamentais para a formação do aluno. O texto, resultado de trabalho iniciado em 2011, foi produzido por grupo de trabalho coordenado pela Diretoria de Currículos e Educação Integral do MEC, com participação de professores e pesquisadores de universidades, professores da educação básica, gestores municipais e estaduais de educação e representantes do MEC e das autarquias ligadas ao ministério.

Segundo a secretária de Educação Básica, Maria Beatriz Luce, trata-se de uma proposta de discussão para a política curricular. “O documento será estudado internamente pelo MEC e imediatamente convidaremos os representantes dos sistemas estaduais e municipais, os conselhos estaduais e municipais de educação, o Conselho Nacional de Educação e a representação de professores e pesquisadores para traçar uma metodologia participativa de discussão com as comunidades escolares”, informou a secretária.

De acordo com a coordenadora do comitê que desenvolveu o documento, Jaqueline Mol, o que se busca é uma mediação pedagógica entre o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as diretrizes curriculares nacionais, produzidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologadas pelo MEC. “O objetivo é iniciar o debate nacional para uma política curricular para a educação básica”, disse.

Um novo encontro para discussão do texto apresentado está previsto para ser realizado ainda neste mês".

Assessoria de Comunicação Social