MODULO 5 – Organização e Gestão democrática da Escola

CEEBJA HELENA KOLODY – FOZ DO IGUAÇU -  PARANÁ
Coordenadora: Luz Marina Pretz
Participantes:
Cleidi Schindler
Eloir  Pichek
Gerson Luis Maciel
Hilda Soares Silva Dacorreio
Maria de Lurdes Matias dos Santos Moreira

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Tendo em vista que a gestão democrática é um processo de construção social que requer a participação de todos os envolvidos no processo educacional, mais especificamente nos assuntos referentes à educação em si. São as tomadas de decisões, as discussões e articulação entre escola e comunidade que confirma  uma gestão democrática.
Quando se administra respeitando os “diferentes”, considerando todos os segmentos envolvidos no processo educativo, isso é gestão participativa e  ocorre  aquilo que os teóricos chamam de gestão democrática na escola, na educação. Entretanto o que se vê na escola é que  o gestor quando faz alguma cobrança passa a ser “o inimigo”, pois a opinião pessoal, a opção partidária dos envolvidos “contamina” o processo.
Especificamente, em nosso caso, na educação prisional sempre é vista, numa parceria entre educação e segurança, pois a escola funcionando dentro de uma unidade prisional, as tomadas de decisões sempre são decididas em conjunto, considerando o fator segurança.
Levando em consideração o material impresso, a escolha livre da direção é apenas uma das alternativas para a produção da gestão democrática na escola, logo a promoção da gestão democrática depende muito mais da disposição de todos que trabalham na escola para conversar sobre os problemas vividos nesse ambiente no dia-a-dia.
Como sugestão, o clima de diálogo deve ser priorizado em qualquer situação.
Tendo em vista que o CEEBJA Helena Kolody é um escola criada recentemente, todos os processos de reconhecimento estão em tramitação – inclusive o processo que envolve a formação do conselho escolar. Segundo um prévio levantamento, tudo foi tramitado dentro do processo de gestão democrática.
O CEEBJA Helena Kolody, por ser um ambiente educacional sui gêneris, a existência e manutenção de um grêmio estudantil é, segundo a visão da secretaria de justiça, algo inviável.
Levando em consideração os conceitos discutidos à cerca da gestão democrática tanto na escola como na educação, uma das possibilidades que o grupo vê para se romper o aspecto patrimonialista é estar justamente efetivar  alguns conceitos: diálogo, respeito a opiniões diferentes e o direcionamento das ações tendo em vista a participação do coletivo.
O PPP da escola foi construído de modo participativo de todos os envolvidos no processo educacional, levando em consideração o conceito de gestão democrática, portanto todos temos o conhecimento dos assuntos e temas nele inseridos.
No que diz respeito ao ambiente em sala de aula, prevalece o que diz Vasconcelo à cerca da flexibilidade e o diálogo frente às possibilidades do trabalho didático-pedagógico. Dito de outro modo, a postura do professor está em encontrar as devidas estratégias de ensino dentro do sistema prisional de educação.