Modulo 4 - Áreas de conhecimento e integração curricular

MODULO 4 –  Áreas de conhecimento e integração curricular
CEEBJA HELENA KOLODY – FOZ DO IGUAÇU -  PARANÁ
Coordenadora: Luz Marina Pretz
Participantes:
Cleidi Schindler
Eloir  Pichek
Gerson Luis Maciel
Hilda Soares Silva Dacorreio
Maria de Lurdes Matias dos Santos Moreira

QUESTÃO 1
O tema abordado no capitulo 4, parte de uma charge apresentada onde o personagem se depara com uma questão: a partir de um pressuposto lógico ou cientifico, ele é convidado a dar uma resposta, porém a resposta se dá a partir de sua experiência do cotidiano. Sendo assim para o aluno sair do conhecimento cotidiano a fim de adquirir o conhecimento sistematizado é importante fazermos o seguinte questionamento: seriam as estruturas lógicas das disciplinas a melhor forma de promover uma formação que leve ao desenvolvimento humano integral dos nossos estudantes.
O ponto de partida para a reflexão é justamente trabalharmos a questão conceitual, para tanto se faz necessário esclarecermos alguns pontos: 1) o que são a áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo; 2) o ensino integrado: trabalho, ciência, tecnologia e cultura; 3) caminhos para a aproximação do conhecimento das diferentes áreas: o trabalho como principio educativo e a pesquisa como principio pedagógico; 4) o projeto curricular em relação entre os sujeitos, além das relações destes com as práticas daquele.
Após essa explicação conceitual, ele vai afirmar que a presença de um currículo fixo pré- estabelecido em disciplinas seria parte da resposta do questionamento atual: os conhecimentos do senso comum são levados em consideração quando comparados aos currículos pré-estabelecidos.

QUESTÃO 2
Parte do pressuposto de que os eixos cultura, trabalho, ciência e tecnologia, deverão ser abordados de forma integral e articulada, sendo assim, a questão 2 nos apresenta uma proposta de trabalho: um texto para trabalhar os valores de nutrição em sala de aula pode ser o começo de uma grande aprendizagem.
Um texto de informação cultural (As cartas a Theo ou algo relacionado a alimentação), poderão ser fontes de conhecimento para os alunos.
Questão 03
PROPOSTA: A PRESERVAÇÃO DO LEITO DOS RIOS QUE CIRCUNDAM O LAGO DE ITAIPU
MOMENTO DA ELABORAÇÃO RESULTADO DA ELABORAÇÃO
1 Como conviver com a natureza sem danificar a fauna. Buscar o processo histórico da presença do homem da convivência do homem com os rios – processo de sobrevivência.
Como buscar elementos para a preservação da natureza enquanto biodiversidade. Para o conhecimento do processo histórico, é necessário realizar uma pesquisa de campo (sociologia e história); o impacto ambiental e econômico, far-se-ão através de gráficos para compreensão (biologia e geografia)
2 entender como se dá a harmonia entre o homem e natureza no ciclo vital. Compreender qual a influência dos rios nos fatores climáticos, bem como se dá o processo de fotossíntese  Os conteúdos seriam: fotossíntese; fauna e flora; compreensão do ciclo da água.
3 Biologia- ciclo da água
Química – produção dos gases
Geografia- poluição do meio ambiente
Sociologia – conscientização da relação homem – natureza Ciência e tecnologia são as raízes epistemológicas desse conhecimento, uma vez que fornecem noções teóricas para o entendimento do tema.
4 compreender o processo de relação homem – natureza, buscando elementos do desenvolvimento versus poluição.
Levantamento estatístico – in lócus, procurando salientar a realidade enquanto prática de sobrevivência, ou conscientização da preservação da fauna e da flora.
5 em geografia, pode-se trabalhar o conceito de globalização; conurbação.  Na matemática pode-se trabalhar estatística. Em Arte pode-se abordar a paisagem antes e após a convivência do homem com a natureza  Grupo de três disciplinas trabalha as particularidades de cada uma. Exemplo- para que a matemática analise os dados é necessário que a sociologia os forneça; e a história análise a colonização, ou seja, o aspecto da região.

Questão 04
Com base nas informações obtidas através do material, podemos inicialmente trabalhar os riscos de acidentes com as precárias instalações das redes elétricas.
A biologia poderia trabalhar com os diferentes tipos de energia (obtenção e aplicação).
Em geografia poderiam ser trabalhados os vários processos de urbanização.
Feito isso poderia levar os alunos, a compreensão dos acidentes, sempre que houver uma manipulação precária com relação a rede elétrica, haverá sempre riscos de acidentes.

Texto coletivo (wiki)
Levando em consideração a realidade da educação no Brasil, temos alguns dados: apesar de haver propostas para diminuir o analfabetismo, os índices ainda são altos; Por outro lado, campanhas, incentivos sempre estão em pautas, no sentido de convidar a população que abandonou a sala de aula a voltarem à sala de aula.
Por outro lado, a produção teórica no sentido de refletir sobre que conteúdos fazem parte de um bom currículo; quais escolher para que a aprendizagem se efetive de fato. Ainda nos deparamos com a realidade de que as atuais diretrizes não são conhecidas totalmente pelos envolvidos na educação.
A nossa proposta não é melhorar o plano, mas sim conhecê-lo melhor