Mobilidade Urbana no Recanto das Emas

TÍTULO: MOBILIDADE URBANA NO RECANTO DAS EMAS
AUTORES:

1-ALEXANDRE de Oliveira Eniz
2-DEYWITH de C.A.Franco
3-ELAINE de Fátima Andrade
4-ESER Avelino da Silva
5-FÁBIO Palazzo
6-GABRIEL B de S Costa
7-Ivanildo da Costa M JUNIOR
8-IvaNILDO Denivaldo da Silva Filho
9-JANAINA de O Santos
10-MÁRCIO Tavares de Castro
11-MARCOS Rodrigues da Silva
12-PATRÍCIA Correa Resende
13- PATRÍCIA de Barros Marques
14-Reibe REINALDO Albuquerquer
15-Rosália Nascimento da Silva
16-SELMA Maria H Soares
17-TÂMARA Cristina F. Ramalho
18-ANDRÉ Gustavo Rodrigues dos Santos
19- EULINA Furtado Marques Pinho
20-MARIA da Guia de Oliveira
21-Professora Mediadora: Maria LEONEIDE Rodrigues de Almeida

TÍTULO: MOBILIDADE URBANA NO RECANTO DAS EMAS

I. Objeto de estudo (caracterização da situação-problema)

Qual é:
A mobilidade urbana é um problema social-ambiental comum aos grandes centros urbanos, não seria diferente na nossa região Recanto das Emas, uma vez que o índice de crescimento está no mesmo nível de grandes regiões administrativas.

Distante 30 km do centro de Brasília, os habitantes desta região estão sujeitos às deficiências do transporte público, que é bem precário quantitativo e qualitativamente, o que afeta diretamente a qualidade de vida dos cidadãos que trabalham na área central do Distrito Federal.

O porquê:
Porque há relevância em vários níveis pela associação das áreas de ensino e pesquisa que podem ser trabalhados, a partir do envolvimento da comunidade discente e docente.

PROBLEMA:
Tempo de deslocamento, devido ao congestionamento causado por toda a deficiência do transporte público, além da poluição ambiental que causa depreciação da qualidade de vida da população da região.

II. Desenho do plano de investigação

Como vou solucionar os problemas? No geral:

 Promover ações para conscientização da comunidade – alunos, família e professores por meio de palestras, debates, mesa redonda, trocas de experiências, ministradas por agentes públicos ligados à secretaria de transporte do DF.

 Cursos de curta duração sobre os direitos e deveres do cidadão de ir e vir.

 Conscientização dos alunos, por meio de todas as disciplinas, a fim de alcançar mudança de comportamento dessas pessoas, tornando-as multiplicadoras de atitudes que combatam os problemas da má qualidade do transporte público, das rodovias e das vias de acesso.

Que práticas irei desenvolver para cada problema:

Serão feitas prática de estudo do problema a fim de conscientizar a comunidade da região sobre as diversas problemáticas que envolve a mobilidade urbana.

III. (IV) – Como se enquadra o objetivo de estudo nos conteúdos programáticos do ensino médio?

Enquadra-se pela participação de todos os professores de todas as áreas de conhecimento (cada um com foco na disciplina com que trabalha) em todo o processo do estudo do problema em questão.

As áreas trabalharão o seguinte:

A-CIÊNCIAS da NATUREZA e suas TECNOLOGIAS

1-MATEMÁTICA: 3º ano: estatística (análise gráfica, estudo de média, mediana, moda e desvio padrão; 1º ano: estudo de funções; 2º ano: noções de estatísticas.

2-QUÍMICA: emissão de gases poluentes (efeito estufa) nas três etapas.

3-BIOLOGIA: estudo do estresse pela poluição sonora, visual e da perda de tempo, o que causa dificuldades de aprendizado do aluno, além de outras problemas de ordem biopsicossocial.

4-FÍSICA: poluição sonora (aspecto físico) e os efeitos são aspectos biológicos; aumento da poluição térmica, gerado pela queima de combustíveis fósseis a partir dos motores de combustão interna; estudar soluções.

B-LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS:

1-LÍNGUA PORTUGUESA:

Prof. 1-
Estudo de textos jornalísticos, tanto informativos, com dados reais sobre o problema em questão – MOBILIDADE URBANA - como os textos analíticos (de colunistas) e/ou artísticos, inclusive músicas com o tema em estudo.

Profa. 2:
Trabalhar textos de recortes de revistas para pesquisa e interpretação, bem como a criação de poesia concreta relacionada ao tema, seguida de Sarau de Poesias e Música no pátio da escola; produção de texto descritivo baseado em imagens ampliadas sobre o tema.

Profa. 3:
Promover um concurso de gravuras e desenhos elaborados pelos próprios alunos e posteriormente, a partir deles, promover um concurso literário no qual concorreriam poesias, frases de efeito e até mesmo produções cronísticas sobre o tema central das ilustrações que logo após poderiam ser usadas como elementos ilustrativos dos textos.
2- LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (LEM) – INGLÊS:

Profa. 1-
Discutir o tema da mobilidade e o futuro do transporte nas regiões metropolitanas. Perguntar aos alunos como eles se transportam até a escola e anotar na lousa quantos utilizam meios de transporte públicos (ônibus, trem, metrô), privados (carro) e outros (bicicleta, skate, caminhada, entre outros). Além desses meios que utilizam todos os dias, quais outros eles conhecem? Estudar todo esse vocabulário em Inglês.

Profa. 2-

De todas as matérias, talvez a de língua estrangeira seria a mais difícil de encaixar dentro da mobilidade urbana. Primeiro, os alunos não tem base Lingüística para discutir este tema usando a língua alvo. Segundo, não teria objetivo pedagógico nenhum se a discussão fosse feita na língua materna. Qual seria o objetivo de tal se eles podem fazê-lo durante a aula de português, por exemplo. Terceiro, para ler um texto, por mais simplificado que fosse, teria que ser traduzido palavra por palavra, o que não faria o menor sentido didaticamente falando.

Podemos trabalhar com o vocabulário relacionado à mobilidade urbana enfatizando, principalmente, placas, sinais, construção de frases correlacionando com a gramática. Poderíamos também fazer uma comparação do que acontece nos países falantes da língua inglesa com o que acontece no Brasil, por exemplo. Porém, todas estas atividades seriam feitas usando a língua materna pois nossos alunos do EJA não tem maturidade Lingüística na língua alvo para dar vazão a tais discussões.

Uma segunda opção seria trabalhar com vídeos mostrando o que é feito nos países falantes de língua inglesa e aproveitar o momento para trabalhar pronúncia de palavras chaves. Haveria, com certeza, um ganho cultural bastante rico.

3-EDUCAÇÃO FÍSICA:

Discutir o tema da mobilidade e o futuro do transporte nas regiões metropolitanas. Perguntar aos alunos como eles se transportam até a escola e anotar na lousa quantos utilizam meios de transporte públicos (ônibus, trem, metrô), privados (carro) e outros (bicicleta, skate, caminhada, entre outros). Além desses meios que utilizam todos os dias, quais outros eles conhecem?

4-ARTE:
Através de maquetes, fotografias e banner, para visualizações e discussões do projeto urbanístico e suas reais carências de mobilidades em questão.

C-CIÊNCIAS HUMANAS

1-GEOGRAFIA:
O tema Mobilidade Urbana pode ser estudado na Geografia através de textos, vídeos, pesquisas de campo e relatórios que identifiquem e caracterizem os problemas ocasionados pelo excesso de veículos especialmente nas grandes Metrópoles, destacando os lugares públicos e privados que oferecem condições necessárias para o deslocamento das pessoas e também com enfoque na questão da acessibilidade.

2-HISTÓRIA:
Em história trabalhar o surgimento das cidades desde a pré história até os dias atuais comparando a mobilidade urbana passada com a atual e os fatores que impedem a acessibilidade urbana nos dias atuais.

3-FILOSOFIA:
Racionalismo e mobilidade urbana (o planejamento da mobilidade nas capitais brasileiras);
Empirismo e mobilidade urbana sustentável: os benefícios da mobilidade sustentável; como, evitar a obesidade com o uso da bike, diminuição da poluição, barulho, sobretudo, poluição;
Filosofia política: cobrar dos governantes que os planos sejam feitos de forma participativa e atendendo aos interesses da população;
Filosofia moral: o carro vai ser o cigarro do futuro: encontrar documentos referentes ao processo e ainda cobrar dos governantes. Aqui se pode acompanhar como anda o planejamento da mobilidade nas capitais brasileiras, encontrar documentos referentes ao processo e ainda cobrar dos governantes que os planos sejam feitos de forma participativa, atendendo aos interesses da população.
Filosofia Estética: ver e vivenciar a calmaria e o lazer em confronto com a velocidade e a agressividade.

4-SOCIOLOGIA:

Prof. 1
Ter mobilidade urbana é conseguir se locomover com facilidade de casa para o trabalho, do trabalho para o lazer e para qualquer outro lugar onde o cidadão tenha necessidade ou vontade de estar, independente do tipo de veículo utilizado. Nessa perspectiva, as aulas de Sociologia abordarão temas como: a estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade do Recanto das Emas; o desafio da mobilidade urbana no Recanto das Emas (apresentando os problemas e as soluções); o planejamento urbano para a busca de soluções; a participação dos cidadãos no esforço para minimizar os problemas; a influência da industrialização no processo de urbanização; as transformações espaciais provocadas pela urbanização; poluição atmosférica e da água; congestionamento do trânsito; violência urbana; falta de moradia; precariedade ou insuficiência de transporte coletivo e de leitos hospitalares; entre outros problemas urbanos.
O desenvolvimento da temática será através do uso de atlas geográfico para identificar a localização espacial das principais metrópoles brasileiras, assim como o Recanto das Emas; o uso de vídeos sobre Mobilidade urbana; Debates para socializar o conhecimento sobre o tema; confecção de cartazes sobre o tema; imagens fotografadas sobre a mobilidade urbana na cidade do Recanto das Emas e a confecção de uma cartilha de conscientização. Todos os temas podem ser abordados no 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio.

Prof. 2
As variáveis econômicas e culturais são muito importantes para as análises sobre mobilidade,pois fornecem dados sobre as necessidades e anseios da sociedade como um todo, e/ou a realidade local (Recanto das Emas).
Dessa forma, a necessidade de mobilidade pode variar de acordo com a região, cultura, renda, religião.
Podemos abordar o tema, numa visão sociológica, no intuito de inves tigar por que as pessoas desempenham papéis diferentes ao longo do dia:são moradores, trabalhadores, alunos, donas de casa, praticante de esportes. Para realizar todas essas tarefas, elas desempenham, outras funções indiretas utilizando meios de transporte, ou são pedestres, motoristas ou passageiros.

_____________________________________________________________
Em que ano?
Nos três anos 1º, 2º e 3º do ensino médio.

Por que nesse ano?
Porque o tema é pertinente a toda a comunidade discente, docente e da família.

IV. (V) Execução e prática do plano de investigação.

Realização da investigação:
Como? (teórica e prática)

 Inicialmente, faremos o processo de conscientização da comunidade;
 Campanhas educativas – COM DISTRIBUIÇÃO DE CARTILHAS – para conscientização de toda a comunidade e para pedido de soluções como:

Exigir do governo:

 Ampliação da malha cicloviária;
 Ampliação da frota dos transportes de massa;
 Aumentar quantidade de linhas do metrô;

Depois dessa etapa, na escola, trabalharemos com vídeos, slides, seminários, bem como solicitaremos a presença de um ou mais agentes públicos ligados à secretaria de transporte para realizar uma ou mais palestra(s) com os alunos; posteriormente os alunos é que vão repassar esses conhecimentos para a comunidade de pais ou responsáveis.

OBJETIVOS

Pretende-se, primeiro:

MOBILIZAR a comunidade para exigir melhorias do transporte público, consequentemente, contribuir para a qualidade de vida.

IMPLEMENTAR ações efetivas que conscientizem a comunidade escolar acerca do problema, contribuindo de forma decisiva para minimizar ou erradicar a situação estudada.

Os recursos serão definidos com a própria comunidade.

V. (VI) – Interpretação e avaliação dos resultados versus processos. Aprofundamento do conflito conceitual e processual.

Depois dos dados apurados e analisados, depois de feitas e implementadas as primeiras ações determinadas, será elaborada uma nova etapa de ações e de acompanhamento dessas ações; por conseguinte, será feito por todos o feedback dos resultados das ações pontuando o que foi suficiente e o que deverá ser aprofundado ou melhorado.