Ministro da Educação confirma bolsa de R$ 400 para estudante cotista em federal em cursos com carga horário acima de 5h por dia

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, confirmou nesta terça-feira que a pasta vai conceder uma bolsa de R$ 400 a alunos de baixa renda aprovados por meio da nova lei das cotas nas universidades federais.

O valor será repassado àqueles matriculados em cursos com carga horária acima de 5 horas por dia. O valor é o mesmo pago atualmente aos estudantes bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

A intenção é dar um cartão a esses estudantes como hoje ocorre com beneficiários do Bolsa Família. O repasse, assim, não será feito pela universidade federal onde o aluno estará matriculado, mas diretamente pelo Ministério da Educação.

Em novembro passado, ao anunciar o novo benefício, o ministro ressaltou a dificuldade de o aluno conciliar os custos da graduação com a renda da família. "Como é que eles vão terminar a faculdade se não tiverem uma renda?", questionou.

O MEC acredita que as bolsas podem ser pagas ainda neste semestre para alunos que vão entrar na universidade em 2013.

O repasse deve aumentar a previsão de despesas com assistência estudantil. Em 2012, o MEC repassou para as universidades federais R$ 503,8 milhões para essa área. Neste ano, a estimativa é de uma despesa de R$ 603,7 milhões, desconsiderando o novo benefício.

Uma lei sancionada em agosto pela presidente Dilma Rousseff prevê a reserva de 50% das vagas nas universidades federais para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino.

Metade dessas vagas deve ser destinada a alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa --é esse o universo de alunos que poderá ser beneficiada com ajuda de custo do governo, desde que matriculada em cursos de maior jornada de estudos, como medicina.

Você já sabe qual curso vai prestar vestibular? Ainda está em dúvida? Veja mais sobre "Projetos de Futuro" e sobre escolha de cursos na universidade e suas habilidades  na nossa comunidade "Projetos de Futuro".

Acessa lá...http://www.emdialogo.uff.br/node/3432