Matemática no curso técnico em enfermagem

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO -   ETAPA 2 / 2015   – CADERNO 5

ESCOLA: CEEP PEDRO BOARETO NETO      MUNICÍPIO: CASCAVEL                   NRE: CASCAVEL

Orientador: Maria Valdeny Ferreira Gomes
Cursistas: Anizio Bello; Elenice Taborda Folador, Janete Otilia Sebben; Josiane da Silva Dias, Juceli Zimmermann; Lucas Brunetto Cari, Luciana Coelho Santos
ATIVIDADE REFLEXÃO E AÇÃO CADERNO 5: MATEMÁTICA (PÁGINA 31)

EM GRUPOS, ATIVIDADE DISSERTATIVA: ELABORAR UM PLANEJAMENTO COM O CONTEÚDO A SEGUIR SEGUINDO OS PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA.
TEMÁTICA: Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na área de Matemática.
ATIVIDADE DO CADERNO: Breves considerações históricas (CADERNO 5 SISMÉDIO, pág. 24 à 27).

PLANEJAMENTO EM GRUPO
PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA ATIVIDADES/METODOLOGIA
1º PASSO: PRÁTICA SOCIAL INICIAL
A prática social inicial é o momento em que o professor verifica o conhecimento empírico dos alunos, ou seja: o mesmo analisa o que os alunos já conhecem frente ao assunto apresentado. Questionamentos aos alunos:
1) Vocês percebem alguma relação da disciplina de matemática com o curso de enfermagem?
2) De que forma a matemática pode ser aplicada pelo técnico de enfermagem?

2º PASSO: PROBLEMATIZAÇÃO
Consiste na explicação dos principais problemas postos pela prática social, relacionados ao conteúdo que será tratado. - Aplicação de exercícios sobre preparo de medicamentos
Exemplo: O médico prescreve um medicamento (dose) em miligramas (mg) e este medicamento apresenta-se em gramas (g). Como deverá ser feita a transformação de g para mg, para poder administrar a dose corretamente?

3º PASSO: INSTRUMENTALIZAÇÃO
Essa se expressa no trabalho do professor e dos educandos para a aprendizagem. - Resgate das quatro operações
- Explanação sobre unidades de medidas
- Exercícios práticos de cálculos de medicamentos, utilizando prescrição médica.
4º PASSO: CATARSE
É a expressão elaborada de uma nova forma para entender a teoria e a prática social. - O medicamento está pronto para ser ministrado no paciente em dose correta.

5º PASSO PRÁTICA SOCIAL FINAL
É o novo nível de desenvolvimento atual do educando, consiste em assumir uma nova proposta de ação a partir do que foi aprendido. - Mudança de comportamento e atitudes do aluno em relação a importância da matemática, para a preservação da vida do paciente.

REFERÊNCIA:
GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.