MATEMÁTICA: Contextualização e Contribuições

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA  II                         CADERNO    V
REFLEXÃO E AÇÃO PÁGINA 14
TURMA: DIAMANTE-PB

 

MATEMÁTICA: Contextualização e Contribuições

 

EQUIPE: Gilberlândio Barbosa de Sousa
                 João Erivam Feitosa
                 Joaquim Edineide de Lacerda
                 José Augusto Franco
                 Josefa Cleidneres Cavalcante de Lacerda
                 Maksuela Daiane Estrela Diniz
                 Maria da Paz de Carvalho Pereira
                 Maria do Carmo Lourenço Carneiro
                 Maria do Socorro Lacerda Diniz
                 Vagna Lúcia Salviano de Góis

 

DIAMANTE – PB
2014

          INTRODUÇÃO 
A matemática é uma disciplina que está sempre presente no cotidiano do ser humano, para todos os lados que seguimos, ela está nos acontecimentos. 
Para muitos a matemática é algo muito difícil e até impossível pelo grau de dificuldade muitas vezes apresentados, mas quando se há um trabalho interdisciplinar em que os conteúdos matemáticos ou áreas diferentes de conhecimentos estão em conexão, há sempre um aprendizado de qualidade.

DESENVOLVIMENTO
COMPONENTE CURRICULAR BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE TIPOS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO ENVOLVIDO
Tipos de Gráficos - Exposição dos tipos de gráficos, sua estruturação e composição;
- Atividades práticas para que os alunos possam aprender a construí-los. - Pensamento não determinista;
- Pensamento lógico-dedutivo.
Cartografia Atividades variadas com exploração prática de mapas, plantas... - Pensamento lógico-dedutivo;
- Pensamento geométrico-espacial.

De acordo com as discussões e observações da tabela é possível identificarmos os tipos de pensamentos matemáticos nas duas atividades e é claro também que o mais usado é o pensamento lógico-dedutivo.
Para que haja um equilíbrio nesses diversos pensamentos é necessário que se planeje atividades em que se possa trabalhar com dois ou mais desses pensamentos; para isso torna-se necessário um planejamento em que haja uma conexão entre os conteúdos de matemática como também conexões entre outras áreas do conhecimento.

    CONCLUSÃO
O estudo dos componentes curriculares do Ensino Médio muitas vezes é desenvolvido de forma muito técnica, mas quando se faz um trabalho em que várias ciências e conteúdos possam entrar numa conexão de um trabalho no qual os professores e suas disciplinas possam entrar numa interação de conhecimentos, haverá também um aprendizado mais abrangente.
Em relação aos tipos de pensamentos matemáticos é notável que ambos, quando são desenvolvidos de forma organizada em relação aos conteúdos, os resultados do trabalho do professor será bem mais proveitoso.

REFERÊNCIAS
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio. Etapa II; Caderno V. 2014.