Matemática - Caderno V - Colégio Almiro Sartori

Colégio Estadual  Almiro  Sartori – Foz do Iguaçu
Etapa II – Caderno V

Coodenadora: Josete de Lourdes Corbacho Teixeira
Professores: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara Rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sérgio Monteiro.
Reflexão e Ação

Analisando obras de arte
Uma visão interdisciplinar entre: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

O Lavrador de Café, 1934, de Cândido Portinari.

Introdução

Entende-se que o conhecimento é a possibilidade de compreensão do mundo para transformá-lo. Portanto, a construçãodo conhecimento,  precisa ultrapassar essa metodologia de mera reprodução do conhecimento. O maior desafio do professor, então, é fazer com que o aluno e ele próprio saiam da postura reprodutiva e passem a entender a apropriação do conhecimento para além da informação.
A sociedade contemporânea, em decorrência dos avanços científicos e tecnológicos, tem exigido dos sujeitos maior capacidade de leitura e interpretação da realidade.A escola têm um papel fundamental na formação dos cidadãos, auxiliando os estudantes no sentido de possibilitar uma ação social consciente e crítica, por meio da aquisição de conhecimentos.

Descrição das atividades

Matemática:
*Estudo da proporção, da  proporção áurea e perspectivas.
* Números do café na economia brasileira.

Linguagens
Arte:
*Leitura da obra
*Estudo e pesquisa da biografia de Cândido Portinari
Língua Portuguesa:
*Redação
*Literatura - Contexto histórico
Informática:
* Iniciação à pesquisa
*Programa deescrita e apresentação
Educação Física:
* História de padrão de beleza grega
*Biotipo do trabalhador negro

Ciências Humanas
* Ciclo do café
*Escravidão
*Formação do povo brasileiro
Geografia
*Principais regiões produtoras
*Economia do café
*Relevo
*Tipos de solos
Sociologia
*Formação do povo brasileiro
*Cultura
Filosofia
*Interpretação da obra
*Estética do belo
*Relações de trabalho e de poder
*Liberalismo econômico e marxismo

Ciências da Natureza
Biologia
* Educação ambiental
*Desmatamento
*Transgênicos

Química
*Composição química do solo
*pH do solo- acidez
*Adubos químicos e orgânicos

Leitura e problematização
Por meio da problematização da realidade, isto é, do surgimento de um obstáculo, instaura-se a necessidade de compreensão e deinterpretação , a qual exige um amplo processo de investigação (observação, experimentação, levantamento e formulação de hipóteses, verificação e análise, entre outras operações); enfim, de leitura. Para realizar esse processo de investigação parte-se do conhecimento do senso comum, dos valores  que cada aluno traz consigo. O aluno é dotado de curiosidade e precisa ser desafiado para compreender os problemas de sua realidade. Tais problemas provocam um movimento de pensamento, um esforço cognitivo , para formular perguntas, porém perguntas que o lancem em um processo de busca permanente pelo conhecimento.
Entende-se que encaminhamentos metodológicos das diversas especificidades disciplinares do currículo escolar com base no trabalho pedagógicofundado na leitura e na problematização vão ampliar e aprofundar os conhecimentos específicos das disciplinas curriculares, além de propiciar o diálogo interdisciplinar
Para que os estudantes se apropriem criticamente do conhecimento sistematizado, é imprescindível que a leitura e a problematização, como eixos epistemológicos articuladores, se efetivem de fato como instrumentos da ação docente, o que dá ao professor papel fundamental, pois é ele quem irá mediar esse processo.
Pesquisa
Na pesquisa, questionamentos e problematizações podem ser considerados elementos que fomentam a investigação, como também podem promover reflexões que geram novas indagações. Entretanto, para que a pesquisa tenha sentido epistemológico, a problematização deve estar inserida em um contexto sócio-histórico-político-econômico-cultural pedagogicamente articulado com a realidade próxima.

Recursos didáticos
*Internet
*Projetor
*Programas de escrita e apresentação