A Educação no ensino médio, terá como meta a pessoa, condição de ser, e como meio o educando, condição de estar.
Não podemos perder de vista que nosso alvo maior é o pleno desenvolvimento da pessoa e que toda a atividade educacional é um meio para este fim. Um novo desenho de sociedade está se esboçando e a Instituição Escola precisa acompanhar este cenário permitindo que seus educandos se capacitem cada vez mais a essa realidade, tornando-se agentes da transformação de uma sociedade que precisa urgentemente superar este estado pernicioso de desigualdade.
A Instituição Escolar pode e deverá contribuir com a formação de uma sociedade baseada em uma estética centrada nas relações sociais que norteará de forma crítica os processos educacionais, permitindo que o educando, nossa principal razão de ser, possa interagir de forma crítica no meio em que vive. Um currículo democrático, entre outras características, deve fazer com que os educandos defendam e reivindiquem seus direitos, que conheçam a história das conquistas, dos aspectos positivos que esses grupos foram capazes de promover e obter, lutando contra situações injustas.
Nosso desafio é ajudar nosso jovem a se transformar em um cidadão, criativo, critico, sensivel, colaborador e transformador de um mundo melhor.