Colégio Estadual Prof Vidal Vanhoni
Paranaguá/Paraná
Artigo referente ao caderno VI
TEAMA:
Maiores desafios no campo da avaliação educacional
Elaborado pelos professores:
• Airton Delponte
• Tania Mara Rosina Scomasson
• Tânia Mara Gonçalves
• Franciele Alves Laureano
• Gilda Formiga
• Maria Elizabete
Em relação ao sistema de avaliação escolar adotado oficialmente nos colégios estaduais temos diversos pontos importantes a serem destacados. Como foi discutido pelo grupo e pelo que está específico no caderno VI, são três, os sistemas de avaliação pertinentes. A avaliação de aprendizagem, a avaliação institucional e a avaliação externa. (SAEP).
Um dos grandes problemas que eu particularmente acho, deve-se ao fato de que os três sistemas não estarem alinhados, ou seja, para o aluno são mundos diferentes, o que não deveria ser. As avaliações institucionais e externa, estão muito distantes para o aluno, da avaliação de aprendizagem pois são formatos diferentes, além disso, o aluno percebe que não tem valor eficaz para ele, como melhoria na sua média assim ele deixa a desejar no comprometimento e no desempenho dessas avaliações. É claro que não estamos nos referindo aqui a totalidade dos alunos, poderíamos ter muito mais envolvimento, por parte dos alunos se fosse adotado, por exemplo, algum peso para essas avaliações de maneira que os resultados obtidos refletissem na média final do aluno participante. Esse é apenas um exemplo de conseguirmos uma maior participação e dedicação dos nossos alunos. Para isso as questões aplicadas teriam de ser reduzidas e simplificadas, pois a grande quantidade de questões provoca um certo estresse no aluno deixando-o desinteressado para uma boa leitura e interpretação conveniente para as respostas corretas.
Devemos enfatizar também que as avaliações de aprendizagem são criadas pelos próprios professores, cada um com suas características e opiniões distintas e suas próprias sistemáticas de avaliação. Isso em uma única escola, quanto mais no conjunto das escolas.
Sabemos que para se elaborar uma boa avaliação de aprendizagem ou prova como é regularmente chamado precisa-se de além do tempo, recursos de informática e isso tem um custo e esse custo não está programado no orçamento das escolas, assim acaba que o próprio professor arca com esse ônus o que não deveria ser assim.
Ainda temos o fato dos diversos tipos de aluno em uma sala de aula, ou seja, alunos com algumas dificuldades próprias, os quais tem o direito de ter avaliações diferenciadas dos demais.