Colégio Estadual José Bonifácio de Campo Bonito, Paraná.
Como cita o texto: que as manifestações de linguagem devem ser entendidas como constituitivas das práticas sociais,e analisando o fime proposto, concluímos que a concepção de realidade do personagem perpassa por alterações uma inicialmente distinta do que o mundo é devido a total falta de interação com o meio, e uma segunda concepção de realidade após a interação com as estruturas sociais existentes. O modo como ele passa a compreender e representar o mundo, somente é alterado quando mediado pela interação com as formas de linguagem (área do conhecimento).
Algo que podemos destacar é a forma como a linguagem foi imposta ao personagem, diferente da possiblidade de opção de interação com o mundo existente. Isso reflete diretamente no processo educativo se formos fazer a analogia entre o personagem e a educação, o protagonista não possui toda sua cognicidade desenvolvida por não ter acesso a estas formas de interação. Quando no processo educacional for proporcionado o acesso ao universo da linguagem em sua totalidade, poderia permitir o pleno desenvolvimento da linguagem enquanto área que contribui não só para a manutenção da sociedade, mas também como forma de instrumentalizar o educando para as alterações ou mudanças sociais.